Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Ministério da Saúde passa a oferecer teste de HTLV no pré-natal para gestantes

Estima-se que mais de 800 mil pessoas estejam infectadas pelo HTLV no Brasil

Ministério da Saúde passa a oferecer teste de HTLV no pré-natal para gestantes - Imagem: reprodução freepik
Ministério da Saúde passa a oferecer teste de HTLV no pré-natal para gestantes - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 17/04/2024, às 16h31


O Ministério da Saúde expandiu o uso de testes para detectar o vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV), na rede pública de saúde. Agora, essa tecnologia será utilizada em gestantes durante o pré-natal.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou incluir o teste para gestantes no SUS. Conforme informa o portal Agência Brasil ,isso visa diminuir a transmissão do vírus HTLV de mãe para filho durante a amamentação.

A Comissão considerou que o teste, feito com exame de sangue, é seguro e eficaz. A implementação no SUS usaria recursos já disponíveis, já que os testes são realizados fora do programa de triagem pré-natal. Além disso, o ministério informou que as áreas técnicas têm até 180 dias para disponibilizar o teste na rede pública.

Vale ressaltar que desde fevereiro, casos de infecção por HTLV em gestantes e outras pessoas expostas ao risco de transmissão vertical são de notificação obrigatória no Brasil. Isso significa que profissionais de saúde devem comunicar os casos ao ministério. 

Além disso, a medida visa estimar o número de pessoas afetadas pelo vírus e garantir recursos adequados para o atendimento dessas pessoas.

Do que se trata o HTLV?

Descoberto na década de 1980, o HTLV é um vírus semelhante ao HIV. Ele atinge as células do sistema imunológico, reduzindo sua capacidade de defesa do organismo.

A infecção pelo HTLV está ligada a doenças inflamatórias crônicas graves, como leucemia, linfoma de células T do adulto (ATLL) e mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM). Além disso, o vírus também pode causar outras condições menos graves, como dermatite infecciosa, inflamação ocular, síndrome de sicca, ceratite intersticial, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, inflamação muscular e artrite.

O tratamento para infecções pelo HTLV varia conforme a doença relacionada. É importante que o paciente seja acompanhado regularmente em serviços de saúde e, se necessário, receba cuidados especializados para diagnosticar e tratar precocemente as doenças ligadas ao vírus.

De acordo com dados do governo federal, estima-se que mais de 800 mil pessoas estejam infectadas pelo HTLV no Brasil. O vírus pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas e pelo compartilhamento de seringas e agulhas. Adicionalmente, o HTLV pode ser transmitido verticalmente, ou seja, de mãe para filho, principalmente durante a amamentação e, em casos menos frequentes, durante a gestação e o parto.

Compartilhe  

últimas notícias