Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia

Menino de 2 anos contrai ameba comedora de cérebro e morre

A mãe do menino fez um apelo forte para outros pais

Menino de 2 anos contrai ameba comedora de cérebro ao nadar em rio e morre - Imagem: reprodução / Mirror
Menino de 2 anos contrai ameba comedora de cérebro ao nadar em rio e morre - Imagem: reprodução / Mirror

Nathalia Jesus Publicado em 21/07/2023, às 09h26


Um menino de 2 anos morreu após contrair uma ameba "comedora de cérebro", considerada rara, após nadar em um rio. Woodrow Bundy chegou a ficar internado por sete dias, mas não resistiu e morreu na última quarta-feira (19).

De acordo com a família de Bundy, o menino começou a sentir sintomas parecidos com o de uma gripe depois de nadar em Ash Springs, Nevada, nos Estados Unidos. No entanto, o quadro de saúde dele se agravou rapidamente, segundo informações da revista Crescer.

Em uma publicação no Facebook, Briana Bundy, mãe de Woodrow, disse que o levou às pressas ao hospital durante a noite, e que os médicos acreditaram que ele estava com meningite. No entanto, acabou por ser uma infecção por Naegleria fowleri — ameba popularmente conhecida como "comedora de cérebro" que pode ser encontrada em rios e lagos. Embora seja rara, costuma evoluir para quadros graves.

"Woodrow Turner Bundy voltou vitoriosamente ao nosso pai no céu às 2h56. Ele lutou 7 dias. O tempo mais longo que qualquer pessoa sobreviveu no registro é 3. Eu sabia que tinha o filho mais forte do mundo. Ele é meu herói e serei eternamente grata a Deus por me dar o melhor menino do mundo, e sou grata por saber que um dia terei esse menino no céu", escreveu Briana.

A ameba

Naegleria fowleri é geralmente encontrada em água doce mais quente, como lagos, rios e lagoas, e pode entrar no corpo pelo nariz. Pode causar uma condição chamada meningoencefalite amebiana primária, que tem uma taxa de mortalidade de até 97%.

Os sintomas começam uma semana após a exposição à doença e incluem dores de cabeça , febre, náuseas e vômitos, torcicolo, confusão, convulsões e alucinações.

A doença é fatal, pois a morte geralmente ocorre dentro de 12 dias após o aparecimento dos sintomas. “Após o início dos sintomas, a doença progride rapidamente e geralmente causa a morte em cerca de 5 dias (mas a morte pode ocorrer dentro de 1 a 18 dias)”, informou o CDC.

Como prevenir?

Briana Bundy pediu às crianças que tomem precauções de segurança após a trágica morte de seu filho e pediu às pessoas que usem protetores nasais e evitem colocar a cabeça debaixo d'água ou mexer no solo. “Se você estiver nadando, por favor, proteja a si mesmo e a seus filhos”, escreveu a mãe. Uma página do GoFundMe foi criada para ajudar financeiramente a família com os preparativos para o funeral de Woodrow.

Compartilhe  

últimas notícias