Diário de São Paulo
Siga-nos
Mistério!

Jovem morre após engolir bactéria 'comedora de cérebro' da água da torneira

O paciente teve a morte confirmada em 20 de fevereiro

O caso aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos - Imagem: Freepik
O caso aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 02/03/2023, às 12h55 - Atualizado às 12h55


Um homem morreu depois de contrair uma infecção incrivelmente rara, provocada por uma bactéria “comedora de cérebro”, que parece ter vindo da água da torneira. O caso foi divulgado pelas autoridades federais de saúde da Flórida (EUA).

Em entrevista à FOX News, os especialistas do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) informaram que a pessoa, cuja identidade não foi revelada, foi infectada com “Naegleria Fowleri” depois de enxaguar o nariz com água da torneira. O paciente morreu em 20 de fevereiro.

“O paciente adulto supostamente realizava enxágue nasal diariamente com água da torneira não fervida, que se acredita ser a fonte da infecção”, disse o CDC em comunicado.

A entidade também disse que este foi o primeiro caso da infecção mortal este ano e o primeiro relatado nos meses de inverno nos EUA.

O CDC não detalhou onde a pessoa morava no estado da Flórida, mas as autoridades de saúde disseram em um comunicado à imprensa na última quinta-feira (23) que houve um caso de Naegleria fowleri que ocorreu no condado de Charlotte, localizado na parte sudoeste do Sunshine State.

As autoridades locais não confirmaram se a pessoa que morreu era o caso para o qual alertaram o público.

“O DOH-Charlotte, como parte de uma resposta de várias agências, continua investigando como essa infecção ocorreu e está trabalhando com os serviços públicos locais para identificar qualquer possível vínculo e tomar as ações corretivas necessárias”, disse o Departamento de Saúde da Flórida no comunicado.

Naegleria fowleri é um organismo vivo unicelular que pode viver em água doce e é comumente chamado de “ameba comedora de cérebro”, informou o CDC.

A água que contém ameba pode subir pelo nariz e causar uma infecção cerebral.Apenas cerca de três pessoas são infectadas por ano, mas esses casos geralmente se tornam fatais.

Entre 1962 e 2022, houve 157 casos confirmados no país e 37 casos vinculados à Flórida, disse a autoridade federal de saúde.

O departamento de saúde da Flórida aconselhou as pessoas a não deixar a água subir pelo nariz durante o banho ou lavar o rosto e, se usarem uma solução de enxágue nasal, usar apenas água destilada ou estéril.

Compartilhe  

últimas notícias