Ministério da Saúde confirmou um surto da doença na cidade de Maceió

Lillia Soares Publicado em 18/09/2023, às 17h30
Brasil registra 8.877 casos e 886 óbitos em 2023. Segundo o Ministério da Saúde, até 12 de setembro, a Meningite Viral liderou em número de casos, com 3.678 registros, enquanto a Meningite Pneumocócica, uma forma bacteriana da doença que afeta crianças e adultos, causou o maior número de óbitos, com 250 mortes registradas.
De acordo com a CNN, houve um aumento alarmante nos casos e óbitos por meningite em Alagoas quando comparado a anos anteriores. O Ministério da Saúde relata que, até o momento deste ano, foram registrados 21 casos de meningite meningocócica no estado, dos quais 14 casos, representando 63,6%, ocorreram em crianças menores de 5 anos, resultando em seis mortes na mesma faixa etária. O Ministério da Saúde confirmou um surto da doença na cidade de Maceió.
No estado de São Paulo, a cobertura da vacina Meningocócica C Conjugada para crianças com menos de 1 ano está em 81,3%, abaixo da meta de 95%. As crianças devem receber duas doses, aos 3 e 5 meses, além de um reforço por volta dos 12 meses.
De janeiro até 14 de setembro de 2023, o estado registrou 3.857 casos de meningite de todos os tipos, resultando em 307 mortes. Em comparação com todo o ano de 2022, que teve 5.125 casos e 448 óbitos, os números continuam preocupantes.
Além disso, a Secretaria de estado da Saúde de São Paulo emitiu um comunicado recomendando a vacinação com Meningocócica C Conjugada para crianças menores de 10 anos que não foram vacinadas na idade apropriada, assim como para profissionais de saúde.
Em caso de suspeita de infecção por meningite, é crucial buscar atendimento médico imediatamente. Os sintomas podem variar de dores de cabeça e febre em casos leves, até mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor intensa no pescoço, com a presença de manchas vermelhas na pele.
Independentemente da gravidade dos sintomas, todos os casos de meningite bacteriana exigem tratamento hospitalar.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio