São Paulo completou 466 anos.

Redação Publicado em 25/01/2020, às 00h00 - Atualizado em 27/01/2020, às 02h25
São Paulo completou 466 anos.
A cidade é um case de sucesso. Durante seus primeiros três séculos, uma localidade sem grande expressão política ou econômica, tornou-se a maior e mais importante cidade do continente.
Fundada em 1554 pelos jesuítas que, depois de subir a serra, construíram na região conhecida como Piratininga um colégio para catequizar e alfabetizar os indígenas, onde hoje é o Pateo do Collegio.
O crescimento da cidade ocorreu de forma acelerada principalmente no século XX. Nas comemorações do quarto centenário, em 1954, o slogan era ‘São Paulo – a cidade que mais cresce no mundo’. Porém, em 1711 a cidade registrava apenas 9 mil habitantes. O primeiro censo nacional, em 1872, registrou 31.385 moradores. Segundo o IBGE, em 2016 São Paulo contabilizava mais de 12 milhões de habitantes.
Esse crescimento foi suportado por importantes intervenções urbanas e medidas de gestão e políticas públicas, procurando ordenar e orientar a ocupação do solo para permitir o desenvolvimento da cidade.
A capital paulista é multifacetada, acolhe migrantes de todo o país, que vem em busca da ‘terra de oportunidades’. Os imigrantes também tiveram contribuição efetiva na formação de sua identidade.
O solo paulistano foi palco de diversos episódios importantes e disruptivos na história brasileira. Às margens do Ipiranga é proclamada a independência do Brasil por Dom Pedro I em 1822. A riqueza do café e da industrialização sustentaram o protagonismo paulista pela causa republicana na segunda metade do século XIX.
São Paulo realiza a Semana de Arte Moderna de 1922, que simboliza um marco da cultura brasileira. Em 1924, eclode a Revolta Paulista, que reivindicava voto secreto, justiça gratuita e ensino público obrigatório. Em 1932, a Revolução Constitucionalista, orgulho dos paulistas, na luta por uma Assembleia Nacional Constituinte. Assim, São Paulo esteve na vanguarda e por vezes pegou em armas na luta pelos avanços da sociedade brasileira.
Carlos Nabil Ghobril, Pesquisador Científico, formado em Administração Pública pela FGV e doutor em Ciências pela USP
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa