Diário de São Paulo
Siga-nos
Erro Médico

Oftalmologista opera olho errado e deixa idoso cego; descubra valor altíssimo da indenização

A defesa do profissional tentou argumentar, mas não obteve sucesso

Médico opera olho errado e deixa idoso cego / Imagem ilustrativa - Imagem: reprodução Freepik
Médico opera olho errado e deixa idoso cego / Imagem ilustrativa - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 16/01/2023, às 11h05


Um médico oftalmologista será obrigado a pagar uma indenização altíssima a um idoso que ficou cego depois de ter o olho errado operado pelo profissional.

De acordo com o site Bhaz, a decisão sobre o erro médico é definitiva. No processo, o paciente explicou que tinha problema de pressão ocular e diagnóstico de glaucoma no olho esquerdo. Segundo ele, foi o próprio médico que indicou um procedimento cirúrgico necessário para tratamento.

Contudo, ele acabou efetuando a operação no olho direito — que não tinha nenhum problema nesse sentido. O erro médico acabou deixando o idoso cego.

Em sua defesa, o médico afirmou que a culpa foi do paciente que teria sido o responsável por induzir os funcionários do hospital ao erro.

Os advogados do profissional argumentaram que o próprio idoso teria "afirmado à enfermeira que seria submetido à cirurgia no olho direito, com clara intenção de obter futura indenização, pois já tinha a visão altamente comprometida também neste olho".

Mesmo com a tentativa, a defesa foi completamente rejeitada pela Justiça e, como a cegueira é irreversível e não há chance de recuperação da visão, o desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata confirmou indenização no valor de R$100 mil, além de dano material, de R$ 6.500.

Compartilhe  

últimas notícias