Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança!

CFM proíbe prescrição de anabolizantes e esteroides para massa muscular; entenda a decisão

A decisão foi anunciada no Diário Oficial da União na terça-feira (11)

O CFM também proíbe a publicidade que estimulem o uso das substâncias para fins estéticos - Imagem: Freepik
O CFM também proíbe a publicidade que estimulem o uso das substâncias para fins estéticos - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 12/04/2023, às 13h13


O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou na última terça-feira (11) que contraindica o uso de anabolizantes e esteroides androgênicos para ganho de massa muscular.

A ação foi divulgada no Diário Oficial da União, pela resolução nº 2.333, e já está em vigor.

Segundo a norma, está vedada a prescrição médica das substâncias para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo.

O órgão também proíbe a realização de cursos, eventos e publicidade que estimulem o uso das substâncias com esses objetivos.

O CFM considera que a reposição hormonal é indicada somente para casos de deficiência específica. Além disso, o tratamento é restrito para "deficiências diagnosticadas cuja reposição mostra evidências de benefícios cientificamente comprovados".

Na resolução, o CFM levou em conta que "ainda não é seguro indicar a hormonioterapia anabolizante para fins estéticos e esportivos".

O conselho afirma também que há possíveis efeitos colaterais danosos e a inexistência de "estudos clínicos randomizados de boa qualidade metodológica que demonstrem a magnitude dos riscos".

Na mesma linha, a Anvisa proibiu a fabricação, comercialização e distribuição de Moduladores Seletivos do Receptor Androgênico para esses fins. A resolução nº 791, de 22 de janeiro de 2021, também determina a apreensão e inutilização das substâncias.

Há mais de uma década, o CFM proíbe o uso das substâncias para retardar o envelhecimento. A resolução nº 1.999 foi publicada em 19 de outubro de 2012.

Compartilhe  

últimas notícias