Recomendações incluem restrições de acesso e limpeza rigorosa de veículos para evitar a contaminação nas granjas da região

Redação Publicado em 01/06/2025, às 09h09
Em Bastos, a principal região produtora de ovos do Brasil, o Sindicato Rural local está orientando os criadores a intensificar as medidas preventivas contra a gripe aviária. A preocupação aumentou após a confirmação do primeiro caso em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. As novas diretrizes visam proteger não só as galinhas poedeiras, mas toda a cadeia produtiva do setor na área.
As recomendações incluem restringir a entrada de pessoas não autorizadas nas granjas e instalar telas nas cercas para evitar o contato das aves com outros animais. A limpeza rigorosa dos veículos que entram nas propriedades também é vista como um ponto crucial para evitar a contaminação.
Impacto e produção na região
A região de Bastos é responsável por cerca de 15% de toda a produção nacional de ovos, englobando oito municípios: Iacri, Tupã, Queiroz, Quatá, Parapuã, Rinópolis, Rancharia e João Ramalho. Esse polo produtivo representa metade da produção de São Paulo, que, por sua vez, contribui com 30% da oferta de ovos do país.
Com um total estimado de 60 milhões de galinhas em todo o estado, aproximadamente 30 milhões estão concentradas em Bastos. Atualmente, essa área produz incríveis 278 ovos por segundo, totalizando 1 milhão de unidades por hora e impressionantes 24 milhões de ovos por dia.
Os produtores permanecem atentos e dedicados a manter a saúde das aves, cientes da importância do setor para a economia local e brasileira. Diante desses desafios, a união e a colaboração entre os criadores são essenciais para enfrentar essa ameaça à avicultura.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio