Diário de São Paulo
Siga-nos
Cirurgia Plástica

Lipedema: o que é e quais são as opções de tratamento?

90% dos casos de Lipedema são em mulheres - principalmente as que estão em idade reprodutiva

90% dos casos de Lipedema são em mulheres - principalmente as que estão em idade reprodutiva - Imagem: Reprodução/Freepik
90% dos casos de Lipedema são em mulheres - principalmente as que estão em idade reprodutiva - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 04/12/2023, às 12h03


O Lipedema é uma condição em que há o acúmulo desproporcional de gordura nas pernas ou nos braços, em comparação ao tronco, onde 90% dos casos são em mulheres. O cirurgião plástico e presidente da BAPS, Dr. Daniel Botelho, explica a diferença entre o lipedema para outras condições de saúde.

Como dito anteriormente, o lipedema é uma doença vascular crônica, que afeta desproporcionalmente as pernas e, ocasionalmente, os braços.

Com uma prevalência estimada de 12,3% na população de mulheres brasileiras, o lipedema pode ter causas genéticas e impacta - principalmente - as mulheres em idade reprodutiva.

A Scielo Brasil destacou a importância de compreender os sintomas do lipedema, onde nos leva a questionar como a condição pode impactar o cotidiano das pessoas afetadas. O Dr. Daniel Botelho ainda enfatizou que, o lipedema é muito mais do que apenas aparência.

O Lipedema transcende a estética, sendo mais do que uma simples questão de aparência. A dor persistente e as restrições de movimento podem ter implicações significativas na mobilidade e nas atividades diárias normais", explica Botelho.

Além do que, o especialista ressaltou a importância de se compreender as nuances do lipedema para proporcionar tratamentos adequados, destacando a individualidade de cada jornada enfrentada por pacientes.

É fundamental reconhecer a complexidade do Lipedema para oferecer tratamentos personalizados. Cada paciente enfrenta desafios únicos, e meu papel, é guiá-los nessa jornada com informações e apoio necessários", completou o especialista.

São diversos os sintomas que a condição pode ocasionar, como:

  • Aumento desproporcional de gordura nas pernas - e algumas vezes nos braços;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Inchaço;
  • Contusões frequentes.

Durante o dia a dia, a condição pode prejudicar a qualidade de vida de forma significativa, impactando a mobilidade e interferindo em atividades normais, desde caminhar até mesmo realizar tarefas simples.

A cirurgia do Lipedema, conhecida como lipoaspiração tumescente, é uma opção eficaz para muitos pacientes. No entanto, é crucial destacar que a cirurgia não é uma cura definitiva, exigindo cuidados contínuos", explicou o cirurgião plástico.

A recuperação pós-cirúrgica varia de paciente para paciente, e geralmente há uma melhora gradual ao longo das semanas. O especialista ainda enfatizou a importância de seguir rigorosamente as orientações médicas, para garantir uma recuperação suave e eficaz.

É necessário que, tanto nos cuidados pré-cirúrgicos, quanto nos pós-cirúrgicos, uma avaliação detalhada sobre a condição do paciente é essencial, juntamente com a implementação de medidas como: o uso de roupas de compressão, repouso adequado e acompanhamento regular, para monitorar a evolução e lidar com as preocupações que possam surgir durante o processo de recuperação.

Compartilhe  

últimas notícias