Diário de São Paulo
Siga-nos
Lipedema

O que é Lipedema? conheça os sintomas e as opções de tratamento

Veja quais são os principais indícios e manifestações do lipedema

Veja quais são os principais indícios e manifestações do lipedema - Imagem: Reprodução Freepik
Veja quais são os principais indícios e manifestações do lipedema - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 09/10/2023, às 16h13


Lipedema é uma condição médica crônica em que ocorre o acúmulo anormal de gordura nas pernas, coxas, nádegas e, em alguns casos, nos braços.

Essa condição é frequentemente subdiagnosticada e, em muitos casos, confundida com obesidade. De acordo com  informações do portal UOL, é importante ressaltar que o lipedema se diferencia da obesidade, uma vez que a gordura se acumula de forma desigual e afeta áreas específicas do corpo, deixando outras regiões magras.

Aqui estão os 8 principais indícios e manifestações do lipedema, além de uma análise do tratamento mais apropriado para esta condição.

Sintomas do lipedema

1º Acúmulo de gordura desproporcional: Excesso de gordura concentrada nas pernas, coxas e nádegas, enquanto o restante do corpo permanece esbelto. Este é o sintoma mais visível.

2º Sensibilidade ao toque: Áreas afetadas podem ser sensíveis ao toque ou à pressão, ocasionalmente provocando desconforto ou dor. 

3º Integridade dos pés e mãos preservada: Normalmente, pés e mãos não são impactados, criando uma clara divisão entre as regiões afetadas e não afetadas.

4º Tendência a hematomas: Pessoas com lipedema podem desenvolver hematomas facilmente, mesmo após pequenos traumas ou pressão leve.

5º Rigidez e desconforto: Rigidez nas articulações e desconforto nas áreas afetadas, particularmente durante atividades físicas ou longos períodos em pé. 

6º Inchaço: O inchaço nas áreas afetadas pode surgir, principalmente no fim do dia ou após atividades prolongadas. 

7º Alterações na textura da pele: A pele sobre as áreas afetadas pode parecer irregular ou apresentar uma textura semelhante à casca de laranja, devido ao acúmulo de gordura. 

8º Impacto emocional: Devido às mudanças na aparência corporal, o lipedema pode desencadear problemas emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Vale ressaltar que os sintomas do lipedema podem apresentar variações de pessoa para pessoa. Se você identificar sinais compatíveis com os mencionados anteriormente, é de extrema importância buscar a avaliação de um profissional de saúde.

Além disso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado desempenham um papel fundamental na gestão dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pelo lipedema. Portanto, não hesite em consultar um médico.

Opções de tratamento  

O diagnóstico do lipedema é realizado por um médico, tipicamente um especialista em distúrbios vasculares e linfáticos.

O tratamento do lipedema tem como objetivo aliviar os sintomas e pode envolver abordagens como terapia de compressão, fisioterapia, drenagem linfática, exercícios específicos e, em certos casos, procedimentos cirúrgicos para a remoção do excesso de gordura.

É fundamental procurar orientação de um profissional de saúde caso suspeite estar sofrendo de lipedema, visando obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Compartilhe  

últimas notícias