Diário de São Paulo
Siga-nos
Infecção

Jovem tem pernas e dedos amputados por causa de infecção severa após atitude comum em casa

As imagens fortes foram divulgadas para relatar os sintomas

Um jovem, dos Estados Unidos, passou por uma infecção bacteriana severa depois que comeu as sobras do alimento de um amigo. - Imagem: reprodução I Portal New England Journal Of Medicine
Um jovem, dos Estados Unidos, passou por uma infecção bacteriana severa depois que comeu as sobras do alimento de um amigo. - Imagem: reprodução I Portal New England Journal Of Medicine

Juliane Moreti Publicado em 22/03/2023, às 18h00


Um jovem, dos Estados Unidos, passou por uma infecção bacteriana severa depois que comeu as sobras do alimento de um amigo que morava na mesma casa. O caso, que aconteceu em 2021, ganhou repercussão nesta semana depois que as fotos foram divulgadas. 

De acordo com o portal New England Journal Of Medicine, o jovem, não identificado, contou que encomendou com o amigo um prato. Mas, o colega não terminou de comer a refeição porque teve um mal estar, deixando a comida na geladeira.

No dia seguinte, a vítima foi atrás do alimento e comeu as sobras. Logo em seguida, começou a ter mal estar também, mas em um nível maior: vômitos, dores abdmonais, calafrios, dores no peito falta de ar e entre outros sintomas

Imediatamente, foi levado para a emergência, com palpitação alta nos batimentos cardíacos, com baixa pressão solística e queda da pulsação. Por causa da piora, ele teve que passar por três hospitais em internação. Além disso, nesse tempo, apresentou erupções pelo corpo e manchas. 

Os médicos começaram, então, a procurar seu histórico familiar. Aparentemente, o jovem havia tomado as vacinas infantis, e somente seu pai tinha doença arterial coronariana, sua mãe hipotireoidismo e seu irmão, com 6 semanas, teve meningite viral, ou seja, nada genético.

Pavan K. bendapudi, médico do caso, constatou que o jovem teve a infeccção causada pela bactéria N. meningitidis, com púrpura fulminante por meningococcemia, com evolução para a necrose dos tecidos que levou a amputação das pernas e dedos das mãos. 

A púrpura, nada mais é do que um quadro que gera coágulos sanguíneos pelo corpo que acabam bloqueando o fluxo de sangue. Os pacientes que conseguem se recuperar, ainda, ficam com sequelas graves como surdez, retardo mental, perda das extremidades e entre outros, assim como o rapaz teve.

corpo-jovem-infeccao-severa
Corpo do jovem infectado pela bactéria. Imagem: reprodução I portal New England Journal Of Medicine.
Compartilhe  

últimas notícias