Diário de São Paulo
Siga-nos
QUALIDADE DO SONO

Está sofrendo de insônia? Conheça alguns alimentos que te ajudam a dormir melhor

A alimentação é um fator muito importante, que pode acabar influenciando na qualidade do sono

A alimentação é um fator muito importante, que pode acabar influenciando na qualidade do sono - Imagem: Reprodução/Freepik
A alimentação é um fator muito importante, que pode acabar influenciando na qualidade do sono - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 11/04/2024, às 11h51


Segundo alguns estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 72% dos brasileiros sofrem de distúrbios relacionados ao sono.

De acordo com o Metrópoles, a insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo de forma constante durante a noite ou o ato de acordar antes do horário desejado. Entre as principais causas, estão as expectativas, problemas clínicos ou emocionais, excitação associada a determinados eventos, entre outros.

A privação de sono pode indicar alterações na saúde física ou mental. Enquanto sintoma, a insônia pode estar associada a questões psiquiátricas, como transtornos de humor ou de ansiedade. Dessa maneira, um tratamento multidisciplinar é recomendado, dependendo da causa avaliada pelo profissional.

Porém, as questões que envolvem o sono não acabam por aí. Por sua vez, os alimentos podem impactar nesse momento também. Precursores de uma substância conhecida como melatonina, alguns alimentos pode ajudar, de forma sutil, na indução do sono.

A melatonina está intimamente envolvida no processo de regulação do sono e do nosso relógio biológico, sendo produzida majoritariamente pela glândula pineal, no cérebro. Ela é encontrada em abundância no organismo, principalmente no momento noturno, especialmente de madrugada, e em níveis baixos durante o dia.

Então, confira os alimentos ricos nessa substância que podem ser aliados de um ótimo sono:

  • Nozes, pistache e castanhas: Essas castanhas, incluindo o pistache, concentram boa quantidade de melatonina;
  • Cereais como milho e arroz negro: nesses alimentos temos uma quantidade razoável, que varia de 182,04 ng/g a 212,01 ng/g;
  • Frutas como uvas, morango e cereja: no grupo das frutas, podemos incluir essas três, pois a melatonina presente varia de 8,9 a 158,9 ng/g;
  • Vegetais como tomate e pimentão: da família dos vegetais, eles se destacam oferecendo de 249,98 a 93,4 ng/g respectivamente.
Compartilhe  

últimas notícias