Diário de São Paulo
Siga-nos
VOCÊ É ESTRESSADO?

Especialista aponta que estresse é uma das principais causas de problemas de ereção

Em função da redução do fluxo sanguíneo, pênis tem sua função erétil prejudicada

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 03/10/2022, às 08h09


Que o estresse afeta a vida sexualnão é segredo para (quase) ninguém. O que ainda permanece num campo nebuloso de entendimento é o porquê e como isso ocorre.

Segundo o endocrinologista Régis Salgado, da Clínica Upmen, quando submetido ao estresse de forma constante, o corpo reage, liberando hormônios como cortisol e adrenalina.

“A adrenalina atua de forma defensiva, diminuindo a circulação sanguínea nas artérias periféricas, favorecendo a concentração no cérebro a fim de potencializar a ação ou reação ao estímulo trazido por uma situação de risco, perigo, que é o estresse”, explica o médico clínico. O pênis é um dos órgãos que acaba sentindo mais o efeito dessa condição. “Como acaba recebendo menos sangue, a ereção pode ser afetada.”

O endocrinologista observa que o estresse — seja ele decorrente de qualquer estado de sofrimento (doença, trauma, pressão etc) — reverbera de forma significativa no funcionamento de uma importante glândula do corpo: a hipófise.

Conectada ao hipotálamo, a hipófise é considerada a glândula mestra do organismo, pois regula o funcionamento de outras glândulas endócrinas. “Se a hipófise começa a apresentar um funcionamento irregular, as outras glândulas também deixam de operar com a devida eficiência, desencadeando uma espécie de efeito dominó”, esclarece.

É neste momento que o corpo começa a emitir sinais de que algo não vai bem: dores de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, alterações no padrão de sono etc.

O médico ressalta a importância de se tratar o estresse o quanto antes. “Por provocar alterações no funcionamento do organismo, pode acarretar doenças, estando, inclusive, entre os fatores principais para o desenvolvimento do câncer”, alerta Salgado.

Compartilhe  

últimas notícias