Diário de São Paulo
Siga-nos
Doe leite materno!

Dia Mundial de Doação de Leite Humano: como o simples ato pode salvar bebês

A capital paulista coletou mais de 3.500 litros de leite, em 2022, que beneficiou mais de 2.700 recém-nascidos

Mais de 2.700 bebês são beneficiados pela doação do leite das maternidades municipais - Imagem: reprodução Freepik
Mais de 2.700 bebês são beneficiados pela doação do leite das maternidades municipais - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 19/05/2023, às 10h40


Nesta sexta-feira, 19 de maio, é comemorado o Dia Internacional de Doação de Leite Humano, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da doação e incentivar as mulheres em fase de aleitamento.

A amamentação tem comprovadamente impacto na redução da mortalidade infantil. Além disso, o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes necessários, fornecendo aos bebês prematuros o rápido ganho de peso e protegendo de infecções.

A capital paulista dispõe de três bancos de leite humano (BLH), localizados nos hospitais e maternidades Cachoeirinha, Ermelino Matarazzo e Campo Limpo que, juntos, coletaram mais de 3.500 litros de leite, em 2022, de aproximadamente 2.200 doadoras e que beneficiaram mais de 2.700 bebês. Este ano, até o momento, foram coletados 993 litros de leite para beneficiar mais de 1060 bebês.

Assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância da doação e lembra que o leite pode ser doado tanto por mães que estão com os bebês ainda nas maternidades, quanto por mães que já estão amamentando em casa, onde a retirada é feita em domicílio semanalmente pelas próprias equipes das maternidades.

É o caso da Maniely Steicy, de 28 anos, mãe do pequeno Nicolas, de 4 meses, que doa leite desde que ele tinha um mês. Maniely tinha hiper lactação e mesmo tomando medicação que baixou em 30% a produção, o leite ainda era excedente. Hoje ela doa de cinco a seis litros por semana, uma doação que atende de 50 a 60 bebês recém-nascidos, dependendo do quanto cada um mama.

A produção de leite consome muita energia e o processo de doação também. Eu levanto, inclusive de madrugada, esterelizo o coletor, tiro o leite e coloco pra congelar; tenho privação de sono por cauda dessa rotina, mas tomei como uma missão de vida para ajudar os bebês que estão na UTI porque meu bebê quase foi pra UTI e pensar nisso me comove muito", afirma Maniely.

Quando o assunto são as coletas de São Paulo, apenas a maternidade de Cachoeirinha faz, em média, a captação de 88 litros mensais (dados de janeiro de 2022 a abril de 2023); só em abril deste ano, foram captados 105 litros com ajuda de 40 doadoras (11 mães de bebês internados e 29 doadoras em domicílio).

Além disso, são distribuídos, em média, 2,5 litros de leite materno por dia (17,5 por semana e 75 por mês) aos bebês internados. Atualmente o banco de leite da unidade tem um estoque de aproximadamente 130 litros. Em média, 152 recém-nascidos recebem leite humano doado por mês. Em abril deste ano, esse número foi de 174 bebês.

As campanhas são sempre muito importantes, nosso trabalho depende da divulgação. Os números de doação parecem altos, mas nosso estoque não é tão grande, considerando a quantidade de leite consumida. A amamentação é uma ação de saúde pública, ela contribui para uma população mais saudável, por isso é importante a doação. Outro ponto é que as mães de bebês internados na UTI neonatal estão vivendo um momento muito difícil e a condição emocional impacta muito na produção do leite", ressalta Juliana Miranda, enfermeira, coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Cachoeirinha.

Como saber se posso doar?

Para doar é preciso ter produção de leite excedente; não ter recebido transfusão de sangue no último ano; não possuir doenças infecciosas como HIV, hepatites, sífilis, doença de Chagas; não fumar; não ingerir álcool, drogas ilícitas e medicamentos não compatíveis com amamentação e doação.

O leite colhido passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.

As interessadas podem entrar em contato com os banco de leite humano mais próximo de sua localidade. Lá, serão fornecidas todas as informações necessárias e também encaminhado um formulário de cadastro (triagem), para agendar a visita à casa da doadora. É possível encontrar um banco de leite humano mais próximo de você pelo telefone 136 - o disque saúde.

Confira abaixo os Bancos de leite humano do município de São Paulo

  • Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha
    Telefone: (11) 3986-1011
  • Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo)
    Telefone: (11) 3394-7678
  • Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo)
    Telefone: (11) 3394-8046/8153

Como preparar meu leite para doar?

leite
O estado de São Paulo possui bancos de leite humano para ajudar as famílias na amamentação / Imagem: reprodução redes sociais

Após descobrir que é uma doadora apta e qual é o Banco de leite humano mais próximo de você o próximo passo é preparar o leite para ser recolhido - caso não vá até o local para doar -, assim, surge a dúvida: como fazer isso?

Por isso, aqui vão algumas orientações da Secretaria de Saúde do Governo:

  • Escolha um frasco de vidro com tampa plástica (do tipo café solúvel);
  • Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa;
  • Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
  • Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secagem de boca para baixo em um pano limpo;
  • Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
  • Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa;
  • Você poderá usar quando estiver seco.
Compartilhe  

últimas notícias