Diário de São Paulo
Siga-nos
Capacitação

Conheça Liga Brasileira Multidisciplinar da Obesidade feita para capacitar profissionais de saúde

A Liga foi criada pelos fundadores SlimPass para lidar com a obesidade

A obesidade é um dos maiores desafios globais da saúde - Imagem: Reprodução / Pixabay
A obesidade é um dos maiores desafios globais da saúde - Imagem: Reprodução / Pixabay

Redação Publicado em 10/10/2024, às 16h39


A obesidade é um dos maiores desafios globais da saúde, segundo a OMS. Dois cirurgiões bariátricos de Curitiba desenvolveram o SlimPass, uma solução inovadora que oferece uma alternativa às cirurgias bariátricas, reduzindo o número de pacientes obesos. Com custo acessível e alto retorno sobre o investimento (ROI), o SlimPass busca combater a obesidade e as doenças associadas, como diabetes e problemas cardiovasculares. Além disso, a iniciativa visa suprir a falta de formação clínica sobre obesidade nos cursos acadêmicos de saúde no Brasil.

Assim nasceu a Liga Brasileira Multidisciplinar de Obesidade (LBO), uma iniciativa pioneira no Brasil. Conforme explica o médico André Thá Nassif, fundador da LBO e do SlimPass, a Liga reúne acadêmicos de diferentes áreas como medicina, nutrição e psicologia em um ambiente digital colaborativo para combater a obesidade de maneira inovadora. “A obesidade não pode ser tratada de forma pontual. É preciso um tratamento multidisciplinar e completo. A LBO oferece essa oportunidade de aprendizado”, afirma Dr. Nassif.

O grupo, composto por 15 acadêmicos fundadores, já conta com representantes em várias faculdades de medicina, nutrição e psicologia do Brasil. Para os participantes, os ganhos são claros: os acadêmicos poderão adquirir conhecimento prático em diferentes disciplinas, terão acesso a estudos científicos e participarão de aulas e discussões de casos reais. Além disso, aqueles que participarem da LBO também terão a chance de construir uma rede de contatos profissionais, colaborar em pesquisas científicas e estar à frente das novas tendências no tratamento da obesidade.

“Os benefícios não são apenas para os acadêmicos. A sociedade como um todo também ganha, uma vez que esses futuros profissionais estarão mais bem preparados para enfrentar a obesidade em suas carreiras”, esclarece Dr. Nassif.

O primeiro curso de introdução online e gratuito para cerca de mil pessoas ocorreu mês passado. A programação de três dias incluiu 16 palestrantes renomados, como o Superintendente Executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), José Cechin, e a Gerente Executiva da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), Amanda Bassan.

Os interessados em participar da LBO devem acompanhá-la no Instagram (@ligaobesidadebr) e ficar atentos ao próximo curso e prova de avaliação, que acontecerá em meados de março de 2025.

Compartilhe