Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP fará vacinação em parques neste domingo adolescentes

Para se imunizarem, os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade desse acompanhamento, é

SP
SP

Redação Publicado em 29/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h36


A Prefeitura de São Paulo fará domingo (29) uma ação de vacinação contra Covid-19 voltada para adolescentes de 12 a 17 anos e aplicação de 2ª dose em sete parques da capital.

A medida tem como objetivo acelerar a vacinação deste grupo, que neste sábado (28) chegou a apenas 23,2% de vacinados, segundo a gestão municipal.

Para se imunizarem, os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade desse acompanhamento, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Manuela e Laís, ambas de 12 anos, se vacinaram durante a Virada da Vacina — Foto: Yara Ramalho/G1

Manuela e Laís, ambas de 12 anos, se vacinaram durante a Virada da Vacina — Foto: Yara Ramalho

Desde sábado (28), a Prefeitura de SP faz um esforço concentrado para vacinar também cerca de 350 mil paulistanos que estão com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em atraso.

Veja os parques e o centro esportivo que terão vacinação neste domingo:

  • Parque do Guarapiranga (Zona Sul)
  • Parque do Carmo (Zona Leste)
  • Parque Ecológico do Tietê (Zona Leste)
  • Parque Villa-Lobos (Zona Oeste)
  • Parque da Independência (Zona Sul)
  • Parque da Juventude (Zona Norte)
  • Centro Esportivo Esportes Radicais (Centro)

Além dos postos de vacinação nos parques, que funcionarão das 8h às 17h, os 20 postos drive-thru e os 21 megapostos também estarão abertos no domingo. Os locais farão aplicação também da segunda dose para pessoas de outros grupos da campanha. Os postos do Allianz Parque e do Clube Paineiras não funcionarão neste domingo (29).

Desde o início da semana, a gestão municipal tenta ampliar a rede e estimular as famílias a comparecer nas unidades de saúde. Desde a terça-feira (24), a vacinação para este público também está sendo feita em entidades assistenciais.

Calendário atualizado de vacinação na capital

  • Domingo (29): Jovens acima de 12 anos com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas acima de 18 anos, além de quem estiver com a segunda dose atrasada
  • Segunda-feira (30): Jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades
  • (Datas das outras faixas etárias ainda não foram divulgadas pela prefeitura)

Busca ativa do grupo

Prefeitura quer aumentar adesão de jovens

Equipes da prefeitura iniciaram na terça-feira a busca ativa por adolescentes com idades entre 12 e 17 anos com comorbidades para aplicar a vacina contra a Covid-19. Agentes de saúde vão até instituições que atendem pessoas com deficiência física ou intelectual para aumentar a adesão vacinal.

Uma equipe foi ao Núcleo Assistencial Brasilândia, na Zona Norte, para aplicar a vacinação em adolescentes que frequentam o local. Mais de 100 crianças e adolescentes recebiam atendimento gratuito de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e nutricionista antes da pandemia.

A partir de quinta-feira (26), a Associação Cruz Verde, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, irá receber equipes do município para vacinar 30 adolescentes internados com paralisia cerebral grave.

A prefeitura tinha informado que também realizaria a vacinação na AACD. No entanto, a instituição informou que tentou “verificar essa possibilidade, inclusive, mas a Prefeitura de São Paulo negou o pedido por haver diversos postos de saúde na região”.

Questionado se a baixa adesão deste público prioritário na campanha de imunização vai demandar outras mudanças na dinâmica de vacinação na cidade, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes(MDB) disse que ainda não acha necessário.

“A gente está analisando muito de perto. Quando a gente fez o público-alvo adulto com comorbidades também teve atraso na adesão porque tem que buscar documento, atestado. Vamos acompanhar mais uma semana. Se for necessário ampliar o horário, abrir de domingo, abrir posto 24 horas, vamos fazer. Nesta semana, ainda não. É monitoramento. Se a Secretaria da Saúde identificar a necessidade, vamos ampliar horário das UBSs, medida que tem custo elevado para a prefeitura e que, por isso, precisa identificar o momento certo para este investimento”, explicou Nunes.

Quem pode se vacinar?

Poderão se vacinar jovens com:

  • Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  • Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
  • Indivíduos com baixa visão ou cegueira; (Considera-se baixa visão ou visão subnormal quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20 graus no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10). Considera-se cegueira quando esses valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10 graus (categorias 3, 4 e 5 do CID 10);
  • Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Os adolescentes devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

Para se imunizar é obrigatório apresentar comprovante de residência na capital, um documento de identificação e um que comprove a comorbidade.

Inicialmente, os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada nesta faixa etária.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias