Associação de bares e restaurantes busca compensação financeira pelos prejuízos causados pela falta de energia

Sabrina Oliveira Publicado em 15/10/2024, às 12h42
Os bares e restaurantes da cidade de São Paulo decidiram partir para a Justiça em busca de compensação pelos prejuízos causados pelo apagão que atingiu a capital. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP) protocolará nesta terça-feira (15) uma ação coletiva contra a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região.
A entidade pede uma indenização de R$ 20 mil por cada estabelecimento prejudicado, somando cerca de R$ 100 milhões em danos morais. O cálculo inclui apenas os 5 mil estabelecimentos associados à Abrasel-SP, mas a estimativa é que aproximadamente 50% dos 155 mil bares e restaurantes da cidade tenham sofrido algum tipo de impacto.
Os prejuízos financeiros variam conforme o tipo de negócio, mas a associação calcula perdas mínimas de R$ 10 mil por empresa, além do impacto moral que será incluído na ação judicial. Muitos desses bares e restaurantes perderam não apenas mercadorias perecíveis, mas também o movimento dos dias afetados, o que é essencial para o fluxo de caixa.
A situação se agravou com a demora no restabelecimento da energia. Segundo a própria Enel, na segunda-feira (14), ainda havia meio milhão de locais sem energia, três dias após os temporais e ventanias que atingiram a cidade na sexta-feira (11). No momento mais crítico, 2,1 milhões de consumidores ficaram sem luz.
A Enel não se posicionou oficialmente sobre o processo até a publicação desta matéria. A concessionária enfrenta críticas pela gestão da crise, considerada lenta e prejudicial para pequenos e médios negócios da cidade.
O processo da Abrasel-SP busca não apenas compensar financeiramente os associados, mas também criar um precedente para evitar falhas semelhantes no futuro. Caso a ação seja bem-sucedida, outros estabelecimentos fora da associação podem recorrer à Justiça para obter ressarcimento.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio

Negociações climáticas em Bonn encerram etapa sem texto final aprovado

Gilmar critica atuação de Mendonça em tratativas de delação de Vorcaro e vê semelhanças com a Lava Jato

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”