Diário de São Paulo
Siga-nos
TERCEIRA IDADE

Calor pode ser ainda mais perigoso para idosos; veja alguns cuidados importantes

Temos enfrentado uma forte onda de calor no último ano e os idosos são um dos públicos mais afetados pela alta temperatura

Temos enfrentado uma forte onda de calor no último ano e os idosos são um dos públicos mais afetados pela alta temperatura - Imagem: Reprodução/Freepik
Temos enfrentado uma forte onda de calor no último ano e os idosos são um dos públicos mais afetados pela alta temperatura - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 18/02/2024, às 18h02


Desde o ano passado temos enfrentado uma forte onda de calor, que faz muitas pessoas passarem mal e até provocou algumas mortes. E, os idosos são um dos públicos mais afetados com as altas temperaturas.

De acordo com o VivaBem da UOL, isso acontece pois os idosos têm mais facilidade em se desidratar devido a três fatores.

  • O índice corporal de água deles é naturalmente menor, já que há uma diminuição na massa muscular, resultando em uma menor retenção de líquidos;
  • O idosos nem sempre percebem a sede e têm menos vontade de beber água.
Isso ocorre pois o centro cerebral que regula a sensação de sede nem sempre funciona como deveria em idosos", esclareceu a geriatra Sumika Mori Lin, coordenadora do Centro de Longevidade do Hospital Japonês Santa Cruz.
  • Há um capacidade menor de regular a própria temperatura corpórea, o que gera maior perda de líquidos.

De acordo com o cardiologista José Knopfholz, em idosos, a falta de água no corpo aumenta o risco de problemas renais, distúrbios no sangue e até mesmo arritmias cardíacas.

Além disso, o calor pode gerar oscilações de pressão arterial e levar a quedas e desmaios", completou o cardiologista.

Os apagões ainda são potencializados pelo uso de medicamentos, como diuréticos.

E para completar, as altas temperaturas aumentam a probabilidade das pessoas da terceira idade terem intoxicação alimentar, uma vez que o calor contribui para a proliferação de bactérias na comida, sem contar o risco das doenças de pele devido ao suor, bem como queimaduras solares.

Principais cuidados com os idosos no verão

Deixar os líquidos mais atrativos

É imprescindível que as pessoas da terceira idade aumentem a ingestão de água durante o verão, para assim evitar a desidratação.

Uma forma de fazer isso é transforme o líquido em algo mais atrativo, para ser consumido com mais facilidade", orientou a geriatra e gerontologista Myriam Spínola Najas, da Unifesp.

Uma das sugestões de Myriam é a água saborizada com folhas como hortelã ou cascas de frutas.

Outra estratégia interessante e de baixo custo é colocar pó de gelatina na água", sugere Najas.

A mudança na textura também pode ser uma alternativa para aumentar o consumo de água pelo idoso. Um exemplo é bater gelo no liquidificador, junto com pó de gelatina ou suco de fruta, para virar uma raspadinha.

Ofereça um copo a cada hora

O consumo de água deve ser feito aos poucos, ao longo do dia, para que o líquido seja mais aproveitado pelo corpo.

O uso de alarmes para indicar a hora de tomar mais um copo de água pode ser uma boa estratégia.

Tenha acompanhamento médico

Idosos que utilizam diuréticos devem ser monitorados e ter a dosagem de seus medicamentos regularmente avaliada por seus médicos, uma vez que pode ter a necessidade de diminuir as doses.

Mantenha uma alimentação saudável

Na dieta, é essencial priorizar o consumo de frutas, legumes e verduras, que carregam água e contribuem ainda mais na hidratação.

Refresque o corpo e o ambiente

O uso de roupas leves ajuda o idoso a transpirar menos e reduz o risco de desidratação.

Também é essencial redobrar o cuidado com o ambiente que o idoso está. Locais quentes devem ser evitados e também é necessário ficar atento com o ar-condicionado.

Cuide da proteção da pele

O protetor solar não pode ser esquecido, independente da exposição direta ou não ao sol. O fator de proteção tem que ser alto e a textura do produto mais oleosa, para que a perda d'água da pele seja menor.

Compartilhe  

últimas notícias