Temperaturas acima da média devem atingir principalmente Centro-Oeste e Sudeste do país

Gabrielly Bento Publicado em 11/11/2023, às 09h49
Uma onda de calor histórica deve atingir o Brasil a partir da próxima semana, com temperaturas máximas que podem chegar a 15°C acima da média.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a onda de calor deve atingir principalmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Na capital paulista, por exemplo, as temperaturas máximas podem chegar a 37°C na próxima semana.
O Inmet afirma que a onda de calor é causada pela combinação de fatores, incluindo o aumento dos gases de efeito estufa, o fenômeno El Niño e a presença de uma massa de ar quente sobre o Brasil.
Karina Bruno Lima, doutoranda em Climatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica: "[O El Niño] tende a favorecer o aumento de temperatura em várias regiões do planeta, e favorece eventos extremos de calor na América do Sul. Mas, em setembro, tivemos uma onda de calor, e houve um estudo de atribuição para verificar qual o papel das mudanças climáticas naquela ocasião. Verificou-se que a contribuição do El Niño foi pequena em comparação com o aumento do aquecimento global antropogênico [causado pelo homem]."
Segundo o UOL, em certas localidades, especialmente no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, está previsto que as temperaturas máximas ultrapassem os 42°C ao longo desta semana. No dia 7 de terça-feira, a cidade de Porto Murtinho (MS) registrou 42,3°C, enquanto em Cuiabá, a temperatura atingiu 40,4°C.
"É um fenômeno que ocorre quando uma área de alta pressão permanece por algum tempo na mesma região, prendendo o ar quente", contou Karina Lima. "O solo ressecado deixa o ar mais quente e o ar mais quente acaba provocando um ressecamento cada vez maior. Temos de imaginar um ciclo fechado que vai se retroalimentando", a meteorologista explicou que isso é chamado de domo de calor, ou cúpula de calor.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares

PT pede ao STF que Bolsonaro perca prisão domiciliar após carta divulgada por Flávio