Diário de São Paulo
Siga-nos
Perigo

Atleta morre após passar mal em prova de corrida; sintomas incluíam xixi preto

Condição rara pode ser fatal, principalmente se não tratada

Atleta morre após passar mal em prova de corrida; sintomas incluíam xixi preto - Imagem: Reprodução/Recife Running
Atleta morre após passar mal em prova de corrida; sintomas incluíam xixi preto - Imagem: Reprodução/Recife Running

Gabrielly Bento Publicado em 24/01/2024, às 16h42


Um atleta de 50 anos faleceu nesta quarta-feira (24) após passar mal em uma prova de corrida em Caruaru, Pernambuco. Dorgival Celerino era um corredor e participava de uma prova no último domingo (21) quando começou a sentir fortes dores musculares e urinar xixi preto. Ele foi levado para um hospital da cidade, onde foi diagnosticado com hepatite fulminante e rabdomiólise.

A rabdomiólise é uma condição que acontece quando as fibras musculares são danificadas e liberam mioglobina na corrente sanguínea. A mioglobina é uma proteína que dá cor vermelha aos músculos, e quando é liberada na corrente sanguínea, pode causar o escurecimento da urina.

Conforme divulgado pelo G1, Dorgival participava de uma competição com um percurso de 14 km na cidade de Gravatá. Na área da Serra das Russas ele começou a sentir-se mal, necessitando de assistência médica.

Inicialmente o atleta foi levado para uma unidade de saúde de Gravatá, entretanto, foi encaminhado para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, na segunda-feira (22). Em comunicado, o HRA esclareceu que ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu aos efeitos da doença e morreu nesta quarta-feira.

De acordo com o hospital, a causa da morte do paciente foi hepatite fulminante e rabdomiólise, doença que pode ser provocada por uma lesão muscular aguda causada pelo excesso de esforço físico.

Logo após o falecimento do atleta, o hospital confirmou que Dorgival morreu em decorrência de hepatite fulminante e rabdomiólise.

Compartilhe  

últimas notícias