Diário de São Paulo
Siga-nos
CARNAVAL 2024

Abusou da bebida? Veja como melhorar a ressaca para curtir a folia

Não existe um remédio que cure a ressaca, mas confira algumas atitudes que podem aliviar o desconforto

Não existe um remédio que cure a ressaca, mas confira algumas atitudes que podem ajudar com o desconforto - Imagem: Reprodução/Freepik
Não existe um remédio que cure a ressaca, mas confira algumas atitudes que podem ajudar com o desconforto - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 09/02/2024, às 11h47


O Carnaval já está batendo na porta e é difícil encontrar um folião que nunca passou do ponto e bebeu demais logo no primeiro dia e acabou perdendo parte da folia.

De acordo com a CNN, ao ingerir muita bebida alcoólica é muito comum ter ressaca no dia seguinte, com sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, enjoo, indisposição, sensibilidade à luz ou ao som e muita sede.

A ressaca é um desequilíbrio metabólico causado pelo alto consumo de bebidas alcoólicas e que resulta em sintomas físicos e também mentais. A intensidade e a quantidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa.

O processo de desintoxicação do álcool varia, mas em média, o corpo leva cerca de uma hora para metabolizar uma dose padrão de álcool. Portanto, o tempo total dependerá da quantidade consumida", explicou Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A má notícia é que não tem nenhum remédio específico ou uma receita que cure a ressaca ou que faça o corpo acelerar o metabolismo do etanol.

O que há são os medicamentos, como analgésicos, que aliviam alguns dos sintomas. Além disso, ingerir sucos, água, água-de-coco e isotôncios ajudam a repor água, sais minerias e vitaminas perdidos.

Esses sintomas são sentidos principalmente no dia seguinte, mas podem iniciar de 6 a 8 horas após a ingestão da bebida. A ressaca acontece devido à toxicidade provocada no organismo pelo álcool e o composto acetaldeído gerado pela metabolização do álcool, sendo este o maior responsável pelos sintomas", acrescentou a nutricionista Taís Miotto.

Segundo os especialistas, além de controlar a ingestão de álcool, há outras dicas que ajudam a evitar a ressaca para conseguir curtir todos os dias de festa. As dicas são:

  • Comer bem antes de beber;
  • Intercalar a ingestão de bebida alcoólica com água;
  • Ingerir uma colher de azeite extravirgem antes de beber; o azeite vai proteger o fígado.

Confira 7 dicas para "curar" a ressaca

  • Beba muita água: manter uma boa hidratação ajuda na eliminação das toxinas e na recuperação da desidratação causada pelo álcool. Na água, pode-se acrescentar rodelas de gengibre, pois ele ajuda a aliviar as náuseas;
  • Evite ficar de jejum: Mesmo com enjoo, coma pouco, mas não deixe de se alimentar;
  • Opte por refeições leves: Coma frutas (dê preferência para melancia, melão e banana), legumes, torradas, ovos, iogurte, carnes grelhadas. Evite o consumo de alimentos gordurosos e dos industrializados como: macarrão instantâneo, salgadinhos processados, refrigerantes, sucos artificiais, doces, frituras;
  • Não consuma mais álcool: A frase "tome mais álcool para curar ressaca" é mentira;
  • Repouse: Com seu corpo em descanso ele gasta energia somente para a recuperação;
  • Tome remédio: Aspirina ou outro analgésico podem ajudar no combate à dor de cabeça;
  • Tome antiácido: Caso seu estômago apresente sinais de irritação, os antiácidos serão seus principais aliados.
Compartilhe  

últimas notícias