Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Homem de valor

Dr. Romeu Chap Chap e Dra. Ivone Zeger. - Imagem: Reprodução | Amauri Jr.
Dr. Romeu Chap Chap e Dra. Ivone Zeger. - Imagem: Reprodução | Amauri Jr.

Ricardo Sayeg Publicado em 20/09/2022, às 07h23


Nossos jovens a partir dos 16 anos de idade irão votar e necessitam de bons nomes para terem referências, a fim de participar conscientemente dos destinos de nosso amado País.

Não podemos passar para eles a mensagem de que o Brasilé terra de bandido. Romantizar meliantes será nosso caos.

Pelo contrário, nossos jovens devem saber que o Brasileiro é sério, honesto e vencedor, que tem consigo os valores da família, da dignidade e do trabalho.

De fato, existem grandes brasileiros, verdadeiros heróis da Pátria, que contribuíram determinante e decisivamente para o agigantamento da nossa Nação.

Dentre estes heróis temos brasileiros fantásticos que, por seu comprometimento, esforço e enorme capacidade, brilharam de tal modo que marcaram a história de nosso País, como é o Dr. Romeu Chap Chap, na construção civil.

Nascido em São Paulo, aos 13 de outubro de 1933, engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie, o Dr. Romeu desde garoto se interessava pela construção civil. Via um prédio ser levantado e ficava abismado.

No 3º ano da Faculdade, vendeu um fusquinha e comprou seu primeiro terreno para construir uma casa. Neste momento, iniciava o seu legado.

Homem honesto, fora da curva, de postura corretíssima e séria, foi realizando negócios e empreendimentos imobiliários que consolidou sua excepcional reputação de ícone da construção civil de São Paulo.

Respeitado e ouvido por todos, inclusive com autoridade moral e técnica para aconselhar e até orientar Presidentes da República. Apesar de tanto sucesso, somente cultivou amizades por onde passou, embora ninguém se livre dos invejosos de plantão. Tímido, sem veia política partidária, sua mentalidade foi de sempre colaborar com seus parceiros de negócio, com seu staff e com a sociedade civil.

Presidiu por várias vezes o Secovi-SP, uma potência, Sindicato que, desde 1946, representa a maior expressão da área imobiliária, com a bandeira do fortalecimento da indústria imobiliária, da geração de empregos e do combate ao déficit habitacional, notadamente no segmento das famílias de baixa renda.  

Concedido desde 1963, o Instituto de Engenharia lhe atribuiu, em 2014, o título de “Eminente Engenheiro do Ano” em reconhecimento à sua destacada atuação profissional, com sua carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e o aprimoramento da engenharia.

Seu nome tem eco global, pois é um cidadão do mundo. Realizou mais de 300 viagens internacionais, aliás viajar é o que mais gosta de fazer. Sua reputação internacional foi edificada logo cedo. Estava, ainda, na Faculdade de Engenharia, no final do curso, quando passou a datilografar cartas para estabelecer relações com empresas americanas, que buscava e selecionava, uma a uma. Chegou com este projeto até ao Presidente da República. Naquela oportunidade, conseguiu apoio do Mackenzie e, inclusive, da Varig.

O Dr. Romeu tem um segredo de tanto sucesso, sua maravilhosa companheira, a respeitada advogada Dra. Ivone Zeger, cuja intensidade de luz supera até mesmo os incríveis feitos dele.

Enfim, o Dr. Romeu sempre buscou e conquistou tudo que quis, contudo, de tal modo que é um homem de valor inestimável para o Brasil, especialmente para a cidade de São Paulo.

Não podemos esquecer, que a construção civil emprega atualmente cerca 2,5 bilhões de Brasileiros, majoritariamente trabalhadores do sexo masculino e de baixa renda, garantindo-lhes a dignidade de provedor de si e de suas famílias.

Como Paulista e Brasileiro confesso minha dívida com o Dr. Romeu Chap Chap; e, como seu devedor e profundo admirador, deixo registrado seu magnífico legado e que este HOMEM DE VALOR sempre me terá ao seu lado.

Compartilhe  

últimas notícias