Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Warren Buffett ensina que falar bem é essencial para um profissional ser bem-sucedido

Warren Buffett. - Imagem: Reprodução | Steve Pope
Warren Buffett. - Imagem: Reprodução | Steve Pope
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 05/03/2023, às 10h30


Parece óbvio, mas muita gente não dá importância a preceitos básicos e fundamentaisda sabedoria popular: “Ouça conselhos de pessoas que tiveram sucesso na vida. Fuja daqueles que querem ensinar, mas não conseguiram nem ao menos resolver seus próprios problemas”.

São incontáveis os indivíduos que nunca conseguiram ganhar dinheiro, mas se dispõem a dar lições de como ficar rico. Da mesma forma, aqueles que não conseguem manter bons relacionamentos com familiares e amigos, mas insistem em ensinar como ser feliz e viver melhor. Sem contar os que dizem ter todos os segredos para vender “qualquer coisa para qualquer um”, mas nunca realizaram uma única venda sequer.

O que não falta é gente se propondo a dar receitas sobre temas para os quais não possuem experiência nem autoridade. Quanto mais distantes permanecermos dessa turma melhor.

Há casos que foram emblemáticos. No estudo da oratóriagrega, Isócrates, foi um de seus mais destacados expoentes. Por alimentar medo incontrolável da tribuna e possuir voz defeituosa para falar em público, nunca enfrentou uma plateia. Por isso, não tentou ensinar o que não conseguia praticar. Ele se limitou a estudar a técnica oratória e a escrever discursos para outros oradores.

Não caia em armadilhas. Se você pretende conquistar vitórias nas atividades profissionais, ou na vida pessoal, dê ouvidos a quem já trilhou o caminho do sucesso e pode ser considerado referência no que faz. Para ser bem-sucedido na carreira e nos empreendimentos corporativos, por exemplo, nada melhor do que ouvir atentamente os conselhos daquele que soube superar crises e acumular fortuna, Warren Buffett. Nem será preciso descrever aqui as suas conquistas. Provavelmente você já as conheça de cor e salteado. Se, todavia, desejar saber um pouco mais da vida desse megainvestidor, basta dar um google que terá diante de si o que existe de mais admirável em termos de realizações.

Em entrevista recente, pediram que ele desse conselhos para alguém que desejasse ter sucesso nos negócios. Suas respostas foram surpreendentes, pois são procedimentos simples, que estão ao alcance de todos.

Segundo ele, o melhor investimento que a pessoa pode fazer é desenvolver suas habilidades para se comunicar bem. Afirmou que as escolas de negócios não valorizam como deveriam a importância da comunicação. Buffett afirma que aquele que se comunica bem tem um grande impacto para vender e persuadir. Por isso, deixa claro que esta é uma competência que todos deveriam buscar e aprimorar: aperfeiçoar a comunicação oral e escrita.

Realmente, se analisarmos bem, em praticamente todas as profissões as pessoas dependerão da habilidade de comunicação para serem bem-sucedidas. Quantos passam meses, e até anos, desenvolvendo projetos que poderão impactar o futuro da empresa, mas no momento de expor os estudos e conclusões da proposta, por deficiências na maneira de se expressar diante dos pares e superiores hierárquicos, não atingem os objetivos pretendidos.

Da mesma forma, ideias brilhantes, com excelentes perspectivas para serem implantadas, ficam apenas no papel, também por problemas de exposição. Há circunstâncias em que esses planos são mal redigidos, ou mal-apresentados. Em alguns casos, o gestor vai para frente do grupo falando com voz baixa, sem convicção; com expressão corporal defeituosa, que projeta personalidade frágil, insegura; com raciocínio truncado, sem concatenação lógica das ideias. Enfim, não transmite como deveria a qualidade do que está sendo proposto.

Por outro lado, quem consegue falar com desenvoltura, confiança e competência não só valoriza a qualidade do trabalho realizado como consegue, em muitos casos, eliminar ou atenuar possíveis imperfeições.

Portanto, seguindo as recomendações de Buffett, para aumentar as chances de trilhar uma carreira vitoriosa uma das principais habilidadesa serem aperfeiçoadas é a oratória. Nunca será cedo ou tarde demais para desenvolver essa competência. Não importa em que estágio profissional esteja no momento, vale a pena procurar meios para melhorar a capacidade de se expressar. Leia livros, assista a palestras, frequente cursos e, acima de tudo, pratique bastante.

Compartilhe  

últimas notícias