Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Três maneiras de tornar o Yom Kipur (Dia do Perdão) significativo!

Dia do Perdão. - Imagem: Freepik
Dia do Perdão. - Imagem: Freepik
Rav Sany Sonnenreich

por Rav Sany Sonnenreich

Publicado em 03/10/2022, às 07h51


O  Dia do Perdão - Yom Kipur se aproxima. Começará amanhã, terça feira, 4 de outubro, no por do sol e segue até quarta feira, 5 de outubro, ao anoitecer. Trata-se do dia mais sagrado do nosso calendário judaico. Aqui estão três maneiras de explorar o poder do Yom Kipur (que serve para todos e não apenas aos judeus):

  1. Torne-se vulnerável.

Yom Kipur é um dia diferente de qualquer outro. A energiado dia é o poder da teshuvá, do retorno para se tornar a pessoa que você foi criado para ser. Um dos momentos mais dolorosos que um ser humano pode ter é a percepção de que estragou a sua vida. Vale dizer e refletir em: “Eu não mudei. As mesmas coisas me provocam. Ainda me perco com as pessoas que amo. Eu não cresci espiritualmente. Sobre o que é minha vida? Por que estou aqui? O que me define?”

Pense nisso. 

Depois de tirar todas as coisas externas, sua casa, seus pertences favoritos, sua conta bancária, quem é você?

Você recebeu uma missão pessoal de trazer sua magia única ao mundo. Yom Kippur é o momento de contemplar sua vida e avaliar honestamente o quanto você está maximizando seu potencial. Em Yom Kippur recitaremos a oração de vidui (confissão). Ao recitá-lo, pense em adicionar suas próprias confissões pessoais para atos feitos dos quais você agora se arrepende.

Se você realmente deseja atualizar o dia, comece tornando-se vulnerável. Tente entrar buscando o perdão daqueles que você feriu. Especialmente as pessoas em sua vida que você deu como garantidas e, portanto, são mais convenientes para serem machucadas. Chega de culpar os outros por suas falhas. Comece a aceitar a responsabilidade pelo tipo de pessoa que você se tornou. Você cria seu destino. Você escreve a história da sua vida.

  1. Faça-se santo.

Esse é o dia para descobrir sua alma. Dentro de você há uma centelha Divina. Em Yom Kipur é possível acender o fogo interior. Saboreie o espiritual e deixe de lado o físico. Não comemos nem bebemos, não usamos sapatos de couro, não nos lavamos, não nos ungimos com perfumes nem nos envolvemos em intimidade física. É costume usar branco. Neste dia, você é puro como os anjos.

Yom Kipur é um dia de milagres. Talvez tenhamos manchado nossas almas. Há uma camada de sujeira e muitas manchas espirituais que obscureceram sua luz interior. Mas se você deseja começar de novo, nada pode ficar em seu caminho.

Em Yom Kipur você está em oração diante de D'us e fala intimamente de suas esperanças, seus medos e seus sonhos. Você fortalece seu relacionamento com seu Criador. Você se transforma em um embaixador da luz e do amor neste mundo. Você se torna espiritual refletindo a luz do Eterno. Toda vez que você se estende e abre seus corações para os outros, você se torna parceiro de D'us e se torna um ser sagrado.

  1. Faça-se crescer.

Estar vivo significa que você está em constante crescimento. Algumas pessoas caminham pela vida em um estado de zumbi. Não é suficiente orar para não morrer; você também deve rezar para viver a vida ao máximo. Como você preenche seus dias? Como você gasta (ou investe) seu tempo?

Para que Yom Kipur seja importante, você precisa perceber que é responsável por sua jornada por aqui. Há uma razão pela qual tantos estão lutando com desconforto e ansiedade. Em vez de olhar para dentro, muitos dedicam seu tempo a projeções externas. Eles passam horas comparando vidas no Instagram, ficando mais infelizes com suas próprias vidas e depois se perguntando o porquê.

Sem crescimento, vivendo com o vazio, eles ficam com uma lacuna interior que se recusa a desaparecer. Você tem a opção de se conectar ao vazio ou ao significado. Um sorriso e uma boa palavra podem mudar a vida de outra pessoa. O judaísmo fornece um caminho para a transformação de si mesmo, seus relacionamentos e o mundo em que vive.

Yom Kipur clama: “Dê um pequeno passo. Determine uma meta. Faça um plano. Como você vai crescer este ano?”

Neste Yom Kipur deixe para trás a negatividade, o medo, a falta de inspiração. Veja a oportunidade deste dia incrível. Descubra o fogo dentro de sua alma!

Compartilhe