Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Quase todo mundo quer ser grande

Torá. - Imagem: Freepik
Torá. - Imagem: Freepik
Rabino Sany Sonnenreich

por Rabino Sany Sonnenreich

Publicado em 13/02/2023, às 06h29


Embora existam tantas definições de grandeza quanto pessoas, a grandeza geralmente inclui: ter um impacto especial sobre outras pessoas, ser reconhecido por outras pessoas e fazer coisas que levem a uma mudança positiva na vida de outras pessoas.
Nem toda grandeza envolve fazer pelos outros. A grandeza espiritualinterior também é grandeza. As pessoas que alcançam seus próprios objetivos pessoais como escalar uma montanha que ninguém jamais escalou, também têm grandeza. Mas para a maioria das pessoas, o caminho para a grandeza envolve fazer grandes coisas que influenciam outras pessoas, ou seja, ser um líder. Uma maneira de desenvolver a liderança é focar em um talento específico que você possui, que o motiva, e usá-lo para desenvolver influência.
A Ética dos Pais, um dos livros centrais da sabedoria judaica, diz: “Em um lugar onde não há líderes, esforce-se para ser um líder”. Os Sábios estavam falando para a pessoa que não tem necessariamente o grande talento que o torna um lídernatural. Eles aconselham a olhar para o que precisa ser feito no mundo, onde há uma grande necessidade, e fazer o possível para fazer algo a respeito.
Veja o exemplo de Muhammad Yunus , um professor universitário e empresário em Bangladesh. Vendo a pobreza das aldeias ao seu redor, ele teve a ideia de microempréstimos, pequenos empréstimos a pessoas pobres para promover projetos que os ajudassem a desenvolver negócios por conta própria. A ideia pegou em todo o mundo e, em 2006, Muhammad Yunus recebeu o Prêmio Nobel. Sua criatividade certamente ajudou, mas seu cuidado fez a diferença crucial.
Outro exemplo é a história de Sivan Yaari, um israelense de 20 anos em visita à África, viu aldeias africanas empobrecidas e como as pessoas doentes esperavam em um hospital por dias para tratamento. As enfermeiras disseram a ela que não havia eletricidade para alimentar uma geladeira para armazenar vacinas e remédios. A partir desse pequeno começo, ela desenvolveu a ideia de introduzir painéis solares em pequenas aldeias para alimentar geladeiras e luzes elétricas. E a partir daí usar a eletricidade para operar bombas de água para trazer água subterrânea disponível para aldeias anteriormente áridas. E usar a água para irrigação por gotejamento. Ela criou uma organização chamada Innovation Africa que, atualmente, fornece novas fontes de luz, energia solar e água limpa para mais de 3 milhões de pessoas em dez países africanos.
Sivan viu uma necessidade e agiu.
Tudo isso foi realizado por pessoas antes da era da internet. Hoje, com acesso a um bilhão de pessoas e recursos quase ilimitados por meio da internet, a chance de alcançar a grandeza influenciando os outros para o bem é ilimitada. 
Você só precisa saber o que quer fazer e depois tentar.
Alguns se tornam líderes devido a seus talentos e habilidades natos. Mas todos podem causar impacto vendo o que o mundo precisa e fazendo algo eficaz e significativo a respeito. 
Sabendo com o que você se preocupa apaixonadamente, você pode mudar o mundo.
A chave de todas as riquezas é a capacidade de ser feliz nas circunstâncias atuais.
“Quem é rico? Aquele que se alegra com o que possui.”, afirmou a Torá na ética dos pais.
Quantos de nós recebemos uma fatia generosa, porém não sabemos ser felizes com ela?! 
Devemos entender, então, que a verdadeira riqueza se encontra na percepção do que já tenho em mãos!
E é usando essa riqueza que sua liderança nascerá.
Compartilhe  

últimas notícias