Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Prazer Falsificado!

Prazer Falsificado! - Imagem: Divulgação / EMIRATES
Prazer Falsificado! - Imagem: Divulgação / EMIRATES
Rabino Sany Sonnenreich

por Rabino Sany Sonnenreich

Publicado em 09/01/2023, às 08h34


A vida é cheia de prazeres. Mas alguns são um salto quântico acima do resto.Que prazeres um pai quer que seus filhos desfrutem? Boa comida, férias divertidas, tênis, música. Maravilhoso!

Mas quando eles fazem 25 anos e ainda preferem jogar tênis do que trabalhar, você começa a pensar diferente. É bom desfrutar de um jogo ocasional de tênis, mas a vida tem que oferecer mais do que apenas "diversão". Você gostaria que seus filhos tivessem uma carreira significativa, se casassem, tivessem filhos. Se eles fizerem 35 anos e estiverem jogando tênis dia e noite, você está gritando: "Ajuda!"

O judaísmo diz que D”us é nosso Pai nos Céus, e nós somos Seus filhos. Assim como qualquer pai, D”us quer que Seus filhos aproveitem os prazeres da vida. Existem níveis diferentes de prazer. As diferentes classes de prazer podem ser comparadas aos assentos em um avião. A melhor maneira de viajar é de primeira classe. A segunda melhor maneira? Segunda classe. É claro que ninguém quer pensar em si mesmo como viajando de segunda classe, então eles chamam isso de Classe Executiva, Depois vem a Terceira classe? Isso é Turista, Treinador ou Economia.

Todos preferem viajar em primeira classe. Mas algumas pessoas nunca descobrem como. Eles viajam a vida inteira na terceira classe, mal aguentando. Imagine o prazer como potência. O prazer lhe dá energia. Se você tiver prazer, está ansioso para ir com a confiança para enfrentar trabalhos difíceis. Você pode aturar muito agravamento, porque o poder que você obtém do prazer o impulsiona.

Ao tentar avaliar o valor de um prazer dado, pergunte a si mesmo: Quando eu como sorvete, quanto prazer, quanta energia, eu recebo dele? Se eu ouvir música, quanta energia eu ganho? Se eu amo alguém, quão energizado isso me faz sentir? Isso é mais, ou menos, do que comer uma casquinha de sorvete? Essa é uma maneira racional de medir a importância e níveis dos prazeres.

Prazeres falsificados

Às vezes, as pessoas acreditam que estão recebendo prazer real, mas são enganadas. Por exemplo, sexo é um verdadeiro prazer, mas a pornografia é falsificada. Isso só estimula a luxúria, e você acaba deprimido em vez de energizado. Pode parecer emocionante no começo, mas a emoção e a energia não são as mesmas e não devem ser confundidas. Quando perguntado o que é o oposto da dor, a maioria das pessoas dirá prazer. Mas a ausência de dor não equivale automaticamente ao prazer!

O oposto da dor não é prazer, o oposto da dor é conforto. Muitas pessoas pensam que o maior prazer são umas férias no Havaí desejando em um leito d'água, uma brisa fresca flutuando pela janela, uma bebida alta, todos os músculosdo seu corpo relaxados.

Na realidade, a dor é o preço que você paga pelo prazer. Se você quer se formar na faculdade e conseguir um bom emprego, você tem que estudar muito. Se você quer se tornar um campeão olímpico de medalha de ouro, você tem que experimentar a dor de músculos doloridos. Você não vai chegar lá em uma praia no Havaí.

Igualar conforto com prazer é uma falsificação. O verdadeiro prazer vem apenas como resultado do esforço.

Para ter sucesso na busca do prazer, você tem que se concentrar no prazer e não no esforço.
Achamos que o prazer deve vir automaticamente. Mas não é tão simples. Assim como você não pode desfrutar plenamente da música sem fazer um curso de apreciação da música, então você também tem que aprender tudo sobre prazeres.

O Talmud define o amor como o prazer emocional que recebemos quando nos concentramos nas virtudes do outro. Se você fizer isso, mesmo que as crianças estejam jogando almofadas pela sala, você ainda pode amá-las (e discipliná-las ao mesmo tempo).

Portanto, se você quer ter sucesso na vida, a chave não é eliminar completamente a dor isso é impossível. Em vez disso, concentre-se no prazer que você recebe como recompensapor todo esse esforço.

No judaísmo, dizemos: Se você não sabe pelo que está disposto a morrer, então não começou a viver. Caso contrário, você está apenas jogando um jogo. Se você não tem significado em sua vida, então todos os prazeres físicos, as belas férias e até mesmo o cônjuge e filhos maravilhosos, podem fazer você sentir que algo está faltando.

Tudo neste mundo tem a assinatura de Deus.

Se você se esforçar para apreciar os dons que Deus lhe concedeu, então você terá uma consciência tão aguçada da presença de Deus que tudo o que você faz é acompanhado por um senso de Seu amor e orientação. Você ficará sobrecarregado acima e além de qualquer outro prazer possível.

Na verdade, este é o objetivo final para o qual o homemfoi criado. Fomos colocados na terra para superar as ilusões e usar nosso livre arbítrio para construir um relacionamento com Deus. Ele poderia ter feito robôs, mas Deus não quer isso. Ele quer um relacionamento real o que significa que temos que escolhê-lo. Saiba pelo que você está vivendo. O Todo-Poderoso nos criou para ter prazer. É um trabalho árduo ser um corredor olímpico, e é ainda mais difícil se tornar um ser humano campeão. Mas você não nasceu para o conforto. Você nasceu para ter prazer. Então tome uma decisão. Viaje de primeira classe!

Compartilhe  

últimas notícias