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9 de Av - O dia mais triste do calendário judaico: Transformando a dor em responsabilidade ativa

9 de AV. - Imagem: Reprodução | Wikipedia
9 de AV. - Imagem: Reprodução | Wikipedia
Rabino Sany Sonnenreich

por Rabino Sany Sonnenreich

Publicado em 24/07/2023, às 06h12


Essa quarta feira 26 de julho a noite começa o luto de Tisha B'Av , o 9º dia do mês de Av , é o dia mais triste do calendário judaico. Neste amargo dia, jejuamos, nos privamos e rezamos. É o culminar das Três Semanas de luto, um período de tempo que ficou marcado pela destruição do Templo Sagrado

em Jerusalém .

Ambos os Templos Sagrados em Jerusalém foram destruídos nesta data, desencadeando uma etapa de

sofrimento do qual nossa nação nunca se recuperou totalmente.

Em 11 de abril de 1944, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário:

"Quem nos tornou judeus diferentes de todas as outras pessoas? Quem nos permitiu sofrer tão terrivelmente até agora? Foi Deus quem nos fez como somos, mas será Deus também quem nos ressuscitará. Quem sabe

- pode até ser nossa religião da qual o mundo e todos os povos aprendem o bem, e por esse motivo e somente por isso sofremos agora. Nunca podemos nos tornar apenas holandeses, ou apenas ingleses, ou representantes de qualquer outro país. Sempre seremos judeus.”

Anne Frank estava enxergando algo.

O povo judeu foi encarregado de ser a consciência moral do mundo, uma missão na qual nem sempre tiveram sucesso, mas que, no entanto, atraiu a ira, a raiva e o ódio de muitos. A Torá exige um estilo de vida moral e ético, uma vida de serviço ao invés de privilégio, que revolucionou o mundo. Por dois mil anos, os judeus foram intimidados e perseguidos simplesmente por causa de seu judaísmo e tudo o que representa.

Após o Holocausto, o mundo deu aos judeus um alívio de seu ódio, tornando-se, em vez disso, beneficiário de sua piedade. Mas olhando para os eventos ao redor do

mundo, talvez os últimos 75 anos tenham sido uma aberração. Testemunhamos o surgimento do anti- semitismo à medida que o mundo volta ao seu padrão e hábito eternos.

O Midrash ( Eicha Rabá 1)ensina que três profetas usaram o termo hebraico “eicha” – oh !

Moisés pergunta: " Eicha , como posso suportar sozinho seus problemas, seu fardo e sua

luta?" ( Deuteronômio. 1:12 )

Na Haftará porção das Escrituras lida no Shabat antes de Tisha B'Av , 9 de Av, o Profeta Isaías pergunta:

" Eicha , como a cidade fiel se tornou uma prostituta?"

Por fim, Jeremias começa o Livro das

Lamentações que é lido em Tisha B'Av, " Eicha , como é que Jerusalém está sentada em solidão! A cidade que estava cheia de gente tornou-se como uma viúva..."

Eicha – Como?

Como é que o anti-semitismo persiste?

Por que eles devem se levantar contra nós em cada geração?

Em Tisha B'Av nos sentaremos no chão e nos perguntaremos em voz alta, eicha ? Como é possível que os judeus tenham que temer por suas vidas novamente?

Eicha? Como pode ser que hoje, com todo o progresso que a humanidade fez, mais de um quarto do mundo ainda mantém visões anti-semitas?

O rabino Soloveitchik aponta que há uma quarta vez que o termo eicha é usado. Quando Adão e Eva falham em assumir a responsabilidade após sua queda no Jardim do Éden, D"us os chama e diz ayeka , (onde você está?) Ayeka é escrito com as mesmas letras hebraicas que eicha. Qual é a conexão?

O rabino Soloveitchik explicou que, quando não respondemos ao chamado de ayeka , quando não assumimos a responsabilidade pessoal por nossos problemas e culpamos os outros, acabaremos nos pegando perguntando eicha , (como pode ser?)

Podemos perguntar eicha , como pode ser? Todas essas coisas terríveis e gritar de dor.

Mas nosso trabalho é garantir que possamos atender ao chamado de ayeka , onde você está?

Você está assumindo a responsabilidade? Podemos não ser capazes de entender completamente por que o anti-semitismo existe, mas podemos e devemos permanecer vigilantes ao denunciá-lo, confrontá-lo e combatê-lo. Devemos permanecer fortes em defender os judeus em todos os lugares. Devemos enfrentar o mal e fazer tudo o que pudermos para derrotá-lo.

E devemos fazer tudo o que pudermos para assumir a responsabilidade pessoal de cumprir a missão judaica de trazer a Divindade ao mundo.

O anti-semitismo chegará ao fim quando pudermos responder positivamente à pergunta que o Talmud nos diz que cada um de nós fará quando encontrarmos nosso Criador: você ansiava pela redenção e assumiu pessoalmente a responsabilidade de fazer tudo o que puder para trazer a redenção?

Você realmente sentiu a dor do exílio e sentiu a angústia da condição judaica no mundo?

Você realmente e sinceramente se importa? Você esperou ansiosamente todos os dias para anunciar uma era de paz e harmonia, o fim do anti-semitismo e do sofrimento?

Não basta esperar a redenção; devemos ser o catalisador para isso. Não basta gritar eicha , ó como!, devemos responder ayeka, onde estou?

O que estou fazendo para corrigir a situação?

Se queremos nos levantar do chão e acabar com o luto, se queremos finalmente acabar com o antissemitismo, cabe a nós fazer o que for necessário para curar nosso povo, consertar o mundo e amar uns aos outros.

Faça algo ainda hoje!

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