Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Sustentabilidade: recapeamento em SP atende às metas da Agenda 2030 da ONU

Com materiais sustentáveis e preocupação com a reciclagem correta, a Prefeitura da capital tem se destacado na questão ambiental

Sustentabilidade: recapeamento em SP atende às metas da Agenda 2030 da ONU - Imagem: Edson Lopes Jr/Secom - Prefeitura de São Paulo
Sustentabilidade: recapeamento em SP atende às metas da Agenda 2030 da ONU - Imagem: Edson Lopes Jr/Secom - Prefeitura de São Paulo

Vitória Tedeschi Publicado em 29/09/2023, às 08h46


cabecalho-projeto-especial-prefspA Prefeitura de São Paulo iniciou o maior programa de recapeamento da história da cidade e do país e, além dos benefícios para toda a população, o projeto também vem recebendo grande destaque por sua preocupação e inovação voltada ao meio ambiente.

Desde o seu início, no dia 20 junho de 2022, o programa já recuperou 1,5 milhão de m² da malha viária do município e, somando as áreas já concluídas, em execução e as contratadas, ultrapassou 9,8 milhões de m².

Além disso, os 379 trechos finalizados correspondem a cerca de 8,4 milhões de m², que foram 100% finalizados ou na data ou antes do prazo previsto, em uma média de 90 dias.

Diante destes números, vale citar que o serviço realizado pela prefeitura não é uma troca do asfalto superficial, mas sim uma recuperação desde as entranhas das vias. Cuidando de dentro para fora de todas as malhas viárias, a fim de realizar um reparo profundo e duradouro.

Em todos os serviços realizados na cidade, o material asfáltico resultante da fresagem de pavimentos asfálticos é reciclado. Desse modo, cria-se o RAP (Pavimento de Asfalto Reciclado), que trata-se de um material asfáltico que é resultante da fresagem de pavimentos asfálticos.

O grande diferencial é que estes materiais reciclados, como resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, substituem a utilização de Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC), que possui substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

Outra vantagem é a qualidade superior, que garante uma maior durabilidade ao recapeamento. Neste material alternativo, são usados componentes diferenciados das aplicações executadas em anos anteriores, como revestimentos (capa asfáltica) com mistura asfáltica tipo SMA (Stone Matrix Asphalt, ou asfalto de matriz de pedra).

A composição, que é amplamente utilizada na Europa, em países como Alemanha, Suécia e também na Inglaterra, apresenta vantagens como alta resistência à deformação permanente e à fadiga, maior vida útil e resistência a derrapagens. Confira abaixo outros benefícios:

  • Boa estabilidade a elevadas temperaturas;
  • Boa flexibilidade a baixas temperaturas;
  • Elevada resistência ao desgaste;
  • Boa resistência à derrapagem devido à macrotextura da superfície de rolamento;
  • Redução do spray ou cortina de água durante a chuva,
  • Redução do nível de ruído ao rolamento.

Selo Verde

Diante de todos os processos pensados em um menor impacto no meio ambiente, a atividade da Prefeitura de SP foi certificada com o Selo Verde do Instituto Chico Mendes, por não provocar contaminação ambiental, já que todo o processo ocorre em câmara fechada e fria.

Trata-se do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (PROCERT), concedida a instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico.

Além disso, como mais um símbolo de seu compromisso ambiental, o programa ainda atendeu ao mais ambicioso pacto global pelo planeta: a Agenda 2030, que conta com uma série de metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que as cidades cumpram uma agenda de sustentabilidade.

O recape sustentável atende essa agenda da ONU por usar a inteligência artificial e a tecnologia (sensores, câmeras de alta resolução, scanners, informações adquiridas por feixes de laser, equipamentos capazes de analisar o que está embaixo do asfalto) para minimizar os impactos no planeta.

[Colocar ALT]

Desta forma, a população de São Paulo ganha duas vezes: pela qualidade do serviço prestado e pela questão ambiental, pois tanto a Prefeitura quanto as concessionárias deixam de enviar para aterros sanitários boa parte dos resíduos de obras utilizados por estes órgãos.

Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, que teve início na quinta-feira (28), acesse o PDF do Diário de S.Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias