A capital conta com Unidades de Pronto Atendimentos espalhadas por todos os bairros da cidade
Vitória Tedeschi Publicado em 20/10/2023, às 10h36
As Unidades de Pronto Atendimento ou UPAs são serviços da rede de saúde da cidade de São Paulo que funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana e estão sempre abertas para atender a todos em casos de emergência e maior urgência.
Também conhecida como UPA 24h, a unidade faz parte da Rede de Atenção às Urgências, cujo objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, como quadros agudos, cirúrgicos e traumas, além de investigação diagnóstica.
Desse modo, elas compõem a rede organizada de saúde da cidade de São Paulo em conjunto com a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
A unidade em questão inova ao oferecer uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nos locais, assim como São Paulo, que contam com o apoio das UPAs, 97% dos casos são solucionados nas próprias unidades.
Desse modo, o objetivo da UPA é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas próprias unidades sejam encaminhados desnecessariamente para as unidades hospitalares.
No entanto, dependendo do caso, os pacientes são encaminhados para acompanhamento na UBS ou para um hospital da rede de saúde, se for necessário realizar procedimentos de alta complexidade. Vale citar que essas unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento a um pronto-socorro hospitalar em 97% dos casos.
Desde 2021, na atual gestão, foram entregues dez UPA’s. A mais recente foi inaugurada no Carrão, zona leste da capital. O local tem a capacidade de realizar aproximadamente 15 mil atendimentos por mês. Com essa última inauguração, a cidade passa a contar com 24 UPAs. A meta é inaugurar mais nove unidades até o fim do ano que vem.
Outras cinco unidades estão previstas para 2023: UPA Rio Pequeno no Butantã, na zona oeste; UPA Vila Maria Baixa, na zona norte; UPA Jardim Helena, na zona leste; e UPAs Vera Cruz e Santo Amaro, ambas na zona sul.
Já em 2024, devem ser entregues uma UPA na zona leste (Atualpa), três UPAs na zona norte (Jardim Peri, 21 de junho, e Santana), duas na zona oeste (Lapa e Butantã/Caetano Virgílio Neto), três na região sudeste (Sacomã, Augusto Gomes de Matos e Sapopemba) e três na zona sul (Jardim Icaraí, Cidade Ademar e Grajaú).
Além destas, em 2025, devem acontecer as entregas de mais seis UPAs, que se encontramem fase de licitação, sendo três na zona leste (Laranjeiras, Cidade Tiradentes II e São Mateus), uma no centro (Barra Funda), uma na zona norte (Perus) e uma na região sudeste (Vila Prudente). Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S.Paulo impresso - clicando neste link.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
IMAGENS FORTES - mulher agoniza até a morte após cair nas mãos de quem ela queria distância
Jovem é morto a tiros na zona sul de São Paulo; veja vídeo
VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas
PUBLICIDADE LEGAL - 28/11/2023
Furto de celular termina em agressão no interior de São Paulo
Sandy revela o que não deixa de fazer diariamente por insegurança: ''Eu não consigo''
Greve em SP: rodízio de veículos é suspenso nesta terça-feira(28) devido a greve unificada
Agressores terão que reembolsar custos do tratamento das vítimas em Fernandópolis