Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Explorando a Natureza: projeto Vamos Trilhar leva gratuitamente visitantes aos parques naturais da capital

“Vamos Trilhar” tem caminho de nível fácil, o que torna o programa uma opção de lazer para toda a família. O passeio, que inclui transporte gratuito, precisa ser pré-agendado

Os passeios oferecidos pela Prefeitura de São Paulo contam com transporte gratuito aos visitantes - Imagem: Prefeitura de São Paulo
Os passeios oferecidos pela Prefeitura de São Paulo contam com transporte gratuito aos visitantes - Imagem: Prefeitura de São Paulo

Vitória Tedeschi Publicado em 26/02/2024, às 10h00


testeira_fev_SwRGc1U

A Prefeitura da cidade de São Paulo lançou o projeto Vamos Trilhar, com o objetivo de oferecer ao paulistano a oportunidade de explorar gratuitamente os parques naturais municipais (PNMs) da capital, que são áreas de proteção integral. As trilhas são realizadas aos sábados e domingos, além de alguns feriados específicos.

O Vamos Trilhar, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), será realizado todo o ano de 2024 aos finais de semana e alguns feriados pontuais.

Durante as trilhas guiadas, os visitantes terão a oportunidade de saber mais sobre as ações desenvolvidas para a preservação e conscientização do meio ambiente, além de poder admirar a beleza das florestas tropicais ao longo de suas caminhadas pelas trilhas demarcadas e monitoradas acompanhados de guias, monitores e equipe de manejo.

As trilhas são de nível fácil, o que torna o programa uma opção de diversão para toda a família. Além disso, o passeio é gratuito e deve ser pré-agendado. O transporte até os parques também não tem custo.

Na inscrição está incluso um kit com camiseta, água e lanche que serão entregues no momento de chegada aos parques. Para participar, basta inscrever-se neste site, onde é possível encontrar o regulamento e as demais orientações para o evento.

É preciso assinar um termo de responsabilidade, com informações sobre os parques e as trilhas. Vale citar que o projeto da prefeitura contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODSs da Agenda 2030 e se baseia em outras políticas públicas municipais, como as criações das Áreas de Proteção Ambiental Municipais - APAs Capivari-Monos e Bororé Colônia e do Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, na zona sul; e ainda com a APA Estadual Parque e Fazenda do Carmo, na zona leste.

Confira os 5 parques que abrigam o projeto:

  1. Parque Fazenda do Carmo (Trilha da Preguiça, Trilha do Urubu)
  2. Parque Itaim (Trilha do Tatu, Trilha Bosque do Silêncio)
  3. Parque Jaceguava (Trilha do Saci, Trilha do Cambará)
  4. Parque Varginha (Trilha do Içá, Trilha das Araucárias)
  5. Parque Bororé (Trilha do Aventureiro, Trilha do Lago, Trilha do Gavião Caramujeiro)

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias