Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Como agendar uma consulta pela rede municipal de saúde de SP?

Existem diferentes canais de agendamento, que são disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo para todos os cidadãos

As consultas em UBS’s podem ser marcadas também pelo Agenda Fácil, aplicativo que promove maior comodidade aos pacientes - Imagem: Marcelo Pereira SECOM
As consultas em UBS’s podem ser marcadas também pelo Agenda Fácil, aplicativo que promove maior comodidade aos pacientes - Imagem: Marcelo Pereira SECOM

Vitória Tedeschi Publicado em 27/10/2023, às 10h16


projeto-especial-prefeituraTodos os cidadãos têm direi- to a usar os diversos serviços e equipamentos de saúde disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, residente ou não, da cidade da capital paulista, como por exemplo, turistas, imigrantes ou refugiados.

Isso porque essa rede de saúde municipal atua dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista do movimento da Reforma Sanitária criado pela Constituição Federal de 1988 que veio para beneficiar toda a sociedade.

A principal porta de entrada para esse sistema em São Paulo são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que es- tão espalhadas por todos os bairros da capital e oferecem o devido apoio a diferentes necessidades.

A maioria dos cidadãos, certamente, já se deparou com alguma unidade pela capital, já que são 470 UBSs ao todo. Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Hospitais Municipais (HMs), que também fazem parte do sistema de saúde de SP.

No entanto, uma dúvida é quanto ao acesso a esses diversos serviços oferecidos pela prefeitura. A partir disso, vale reforçar que o primeiro passo é entender o que se está buscando para procurar o local correto de atendimento.

Após isso, para encontrar qualquer uma das unidades de saúde citadas acima, basta acessar o site de busca da prefeitura, que informa a UBS responsável pelo atendimento no bairro do usuário, além das UPAs, hospitais mais próximos.

Ao descobrir o local onde é oferecido o serviço buscado, seja ele uma consulta de rotina, um atendimento odontológico ou vacinação, o passo seguinte é o agendamento. Em algumas unidades e determinados serviços este passo não é necessário, mas vale saber como essa etapa funciona para garantir o atendimento na data que deseja.

Os agendamentos podem ser feitos pelo aplicativo “AgendaFácil” que está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store. O acesso ao app é feito com o número do CNS (Cartão SUS) ou CPF de cada paciente.

Além do agendamento de consultas e exames, o Agenda Fácil também permite que o usuário acompanhe todos os procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera.

Nos dois primeiros casos, serão fornecidos a data, o horário, o nome da unida- de e o endereço em que a consulta ou o exame será realizado. O usuário também pode desmarcar procedimentos, caso não possa comparecer.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a plataforma e-saúde SP já registrou mais de 1 milhão e 700 mil teleatendimentos. O app é parte do programa Avança Saúde SP e tem como objetivo oferecer ao cidadão a integração dos dados clínicos, laudos de exames, informações sobre as vacinas e teleconsultas, reunindo todo o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

O e-saúde SP é gratuito e está disponível para dispo- sitivos Android e iOS, além da versão web, via Portal do Cidadão. Para acessar, basta fazer o cadastro e criar uma senha.

[Colocar ALT]Vale citar ainda que existem outros canais de agendamento da Secretaria Municipal de Saúde. Caso o paciente não queira usar o aplicativo ou encontrar dificuldades, suas marcações de exames e consultas também são realizadas presencialmente ou por contato telefônico.

Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias