Diário de São Paulo
Siga-nos
URGENTE

URGENTE: 6 cidades de SP estão em estado de calamidade pública; veja lista

O anúncio foi feito pelo ministro Waldez Góes nesta segunda-feira (20)

URGENTE: 6 cidades de SP estão em estado de calamidade pública; veja lista - Imagem: reprodução redes sociais / g1
URGENTE: 6 cidades de SP estão em estado de calamidade pública; veja lista - Imagem: reprodução redes sociais / g1

Vitória Tedeschi Publicado em 20/02/2023, às 18h12


Nesta segunda-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou a ampliação do estado de calamidade pública para seis municípios de São Paulo.

As fortes chuvas do último fim de semana causaram ao menos 40 mortes e deixaram dezenas de desaparecidos e desabrigados em várias áreas do estado, especialmente no litoral. Além de deslizamentos de terra, bloqueio de rodovias, queda no fornecimento de água e energia.

Os municípios são:

  • Guarujá
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • São Sebastião

O anúncio foi feito através de uma rede social, pela manhã, e confirmado à tarde com a publicação no "Diário Oficial da União (DOU)".

No último domingo (19), o governo já tinha reconhecido estado de calamidade pública em São Sebastião, ao publicar uma portaria no DOU, mas agora ampliou o número de cidades.

Com o reconhecimento, por parte do governo federal, do estado de calamidade pública, fica mais fácil e rápido de a União enviar verbas, apoio logístico e equipamentos para a região

Segundo Góes, o governo federal vai garantir os recursos necessários para atender a população atingida pelas chuvas e, depois, para reconstrução dos municípios.

Já estamos com equipes técnicas trabalhando no plano de reconstrução e prestando assistência humanitária às vítimas. Estão sendo distribuídos cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza das residências, kits dormitório, água e refeições", afirmou o ministro, em uma rede social.
Compartilhe  

últimas notícias