Diário de São Paulo
Siga-nos

Sergio Moro será cassado?

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná inicia nesta segunda-feira o julgamento que irá avaliar ações que questionam conduta do político durante pré-campanha de 2022

Sergio Moro. - Imagem: Reprodução | YouTube
Sergio Moro. - Imagem: Reprodução | YouTube

por Marina Milani

Publicado em 31/03/2024, às 12h49


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PE) está prestes a julgar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por suposto abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social durante a pré-campanha eleitoral de 2022. A decisão que será proferida pode resultar na cassação do mandato do senador.

Moro enfrenta duas ações que questionam sua conduta durante a campanha eleitoral. Além da cassação do mandato, as ações pedem também sua inelegibilidade por oito anos. Caso seja condenado, o senador ainda terá a possibilidade de recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O julgamento está agendado para iniciar nesta segunda-feira (1º). A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná emitiu um parecer favorável à cassação do senador em dezembro do ano passado, alegando que o uso excessivo de recursos financeiros comprometeu a lisura e a legitimidade do pleito eleitoral.

Após adiamentos, o julgamento foi remarcado, sendo retomado após a escolha de um novo jurista para a vaga deixada por Thiago Paiva. A defesa de Sergio Moro contesta as alegações, argumentando que não houve gastos excessivos e que as despesas realizadas em determinado período não deveriam ser consideradas, uma vez que o pré-candidato tinha aspirações políticas diferentes na época.

A expectativa é de que o resultado do julgamento seja conhecido até o dia 8 de abril.

Compartilhe  

últimas notícias