O Senado aprovou nesta terça-feira (3) mudanças no Código Penal que aumentam as penas para furto, roubo e receptação, incluindo crimes com celulares, armas e animais domésticos

William Oliveira Publicado em 04/03/2026, às 13h51
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) o substitutivo do senador Efraim Filho (União-PB) à proposta da Câmara que eleva as penas para crimes de furto, roubo e receptação. Como o relator alterou significativamente o texto original, o projeto retorna à Câmara para nova análise.
O PL 3.780/2023 modifica o Código Penal para incluir novas qualificadoras e crimes, como furto e receptação de animais domésticos, além do roubo de arma de fogo. Segundo Efraim Filho, o endurecimento das penas visa refletir a realidade da população: atualmente, mais de 2.700 celulares são subtraídos diariamente no país.
"O furto do dispositivo eletrônico, do celular, hoje, não é tipificado no Código Penal como uma qualificadora; é como um objeto comum. Mas esse dispositivo eletrônico ganhou outra dimensão dentro da vida de cada cidadão, inclusive de valores (...). Esse projeto abrange crimes que aterrorizam a família brasileira no tempo de hoje", afirmou Efraim.
O texto permite a prisão preventiva para crimes de furto, mesmo sem reincidência, e aumenta sanções para interrupção de serviços telefônicos ou informáticos, além da receptação indevida de produtos e animais. "Que a lei cumpra com o seu papel de coibir crimes e viabilizar a punição rigorosa a criminosos, protegendo a sociedade. Agravamos também as sanções aplicáveis àqueles que subtraem armas de fogo", acrescentou o senador.
O projeto original é de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).
Furto:
Pena de 1 a 6 anos de reclusão e multa, com aumento de 50% em casos agravantes.
Inclusão do furto de animais domésticos, com pena de 2 a 6 anos.
Furto de celulares, computadores, tablets e outros eletrônicos: 2 a 6 anos + multa.
Furto de arma de fogo: 4 a 10 anos + multa.
Roubo:
Pena de 5 a 10 anos + multa.
Roubo que prejudique serviços públicos (telecomunicações, energia, água, saúde e transporte) terá aumento de até um terço da pena.
Roubo com lesão corporal grave: 10 a 18 anos + multa.
Latrocínio: 24 a 30 anos + multa.
Receptação:
Produto roubado: 1 a 6 anos + multa.
Animais domésticos ou semoventes: 2 a 6 anos + multa.
Interrupção de serviço público:
Pena de 1 a 4 anos + multa, podendo dobrar se houver subtração, dano ou destruição de equipamentos essenciais.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares