Diário de São Paulo
Siga-nos

Segunda Turma do STF julga na próxima terça se Flávio Bolsonaro tem foro no caso das rachadinhas

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira (31) o julgamento de uma ação do Ministério Público do Rio que tenta

Segunda Turma do STF julga na próxima terça se Flávio Bolsonaro tem foro no caso das rachadinhas
Segunda Turma do STF julga na próxima terça se Flávio Bolsonaro tem foro no caso das rachadinhas

Redação Publicado em 26/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h29


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira (31) o julgamento de uma ação do Ministério Público do Rio que tenta devolver à primeira instância a investigação envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das rachadinhas.

As chamadas rachadinhas consistem na prática de confisco, por parlamentares, de parte dos salários de assessores de gabinete.

O MP pede que o STF derrube a decisão judicial que reconheceu o foro privilegiado de Flavio e, com isso, definiu que o caso deveria ser julgado na segunda instância, pelo Órgão Especial do tribunal.

Essa decisão foi tomada pela 3ª Câmara Criminal do TJ do Rio. Com ela, o caso saiu das mãos do juiz de primeira instância Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal.

Para o MP do Rio, Flávio Bolsonaro não tem direito ao foro privilegiado porque o STF já definiu que a garantia vale apenas para casos em que os supostos crimes têm relação com o mandato, ou foram cometidos em função do cargo.

Na época do caso das rachadinhas, Flávio Bolsonaro era deputado estadual na Assembleia Legislativa fluminense (Alerj).

Os advogados afirmam que o político teria direito ao foro privilegiado porque, ao ser eleito senador, apenas “trocou” de Casa Legislativa, sem intervalo. A defesa defende que isso configura uma espécie de mandato estendido.

O relator do caso na Segunda Turma é o ministro Gilmar Mendes. A Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União já se posicionaram no caso a favor do foro privilegiado de Flávio, filho do presidente Jair Bolsonaro.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias