Por Andressa Zafalon

Redação Publicado em 09/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h44
Por Andressa Zafalon
O Secretário de Saúde de Sorocaba, Vinícius Rodrigues, é o atual primeiro suplente como Deputado Federal pelo PSL (Partido Social Liberal) e entrou na justiça com uma ação de decretação de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária contra a deputada federal Joice Hasselmann.
Na ação, movida no Tribunal Superior Eleitora (TSE), o Secretário alega que Joice foi eleita deputada federal pelo Partido Social Liberal (PSL) no Estado de São Paulo, em 2018, mas que em 7 de outubro deste ano, em evento público e com ampla divulgação na mídia e nas redes sociais, ela participou de uma solenidade de filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no qual estavam presentes o governador de São Paulo pelo próprio PSDB, João Dória, e o presidente nacional do partido, Bruno Araújo.
Durante o evento, Joice se filiou ao PSDB, sendo recebida pelos presentes como nova integrante da sigla. Desde então, a deputada se comporta como parlamentar federal tucana em suas redes sociais e em sua atuação na Câmara dos Deputados.
Na ocasião, o PSL se manifestou publicamente afirmando que não autorizou a saída de Joice da sigla e que, em face da inexistência do preenchimento de alguma das hipóteses legais de desfiliação partidária por justa causa, tomaria as medidas judiciais cabíveis para reaver o mandato, o que não foi feito pelo partido no prazo estabelecido em lei.
A Constituição Federal de 1988 coloca os partidos políticos como instituições fundamentais para o Estado Democrático de Direito, indispensáveis para o processo eleitoral e para a representação política. No estatuto do partido prevê que “deve estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária” e em outro artigo determina como condição de elegibilidade a filiação partidária. Esses dois artigos transformam a vinculação a agremiação uma obrigação constitucional para concorrer nas eleições e fixam em âmbito constitucional a fidelidade partidária como norteadora do agir político dos eleitos.
“Logo, os atos de infidelidade partidária representam violação direta e aviltante contra o fundamento do ordenamento jurídico pátrio, a Constituição Federal, atentando frontalmente contra os princípios mais caros do Direito Eleitoral: a vontade popular e o governo representativo”, afirma o advogado de Vinícius na ação, que pede uma liminar para a perda de mandato da deputada até o julgamento do mérito. A decisão deve sair até o início de fevereiro de 2022.
O Diário de SP entrou em contato com a assessoria da deputada, mas, até o momento, não obteve retorno.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

Ancelotti promove mudança no ataque e Brasil está escalado para duelo decisivo contra a Escócia

Caso Deolane: delegada faz revelação bombástica que pode mudar rumo da investigação

Fachin abre debate no STF sobre reforma do Judiciário e busca soluções para desafios do sistema

VÍDEO: Motorista é perseguido e espancado após acidente em rua de São Paulo

Por que Ricardo Gontijo se tornou um dos empresários mais controversos da construção civil