O presidente Lula está em Hiroshima para se reunir com lideranças globais na cúpula do G7
Mateus Omena Publicado em 20/05/2023, às 11h29
O governo do Japão anunciou, neste sábado (20), que poderá isentar brasileiros da necessidade de visto para a entrada no país.
A possibilidade foi informada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão após o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
Segundo o representante, a medida valeria para estadias de curta duração. Por outro lado, o prazo estudado ainda não foi informado.
"O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil", de acordo com o comunicado.
O presidente Lula também anunciou recentemente que vai voltar a exigir o documento para turistas japoneses a partir de 1º de outubro.
A exigência de visto para japoneses foi revogada em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Mesmo assim, o Itamaraty resolveu voltar a pedir o documento com base no princípio da reciprocidade, já que brasileiros precisam de visto para ingressar no Japão.
O petista está no Japão para participar da cúpula do G7, em Hiroshima. Foi Kishida quem convidou o presidente brasileiro para fazer parte do encontro.
O governo japonês também declarou que discutiu com o presidente brasileiro diversos desafios como "clima, alimentação, desenvolvimento e paz e estabilidade em meio a múltiplas crises globais".
Diante do cenário, o Japão prometeu fazer um empréstimo de 30 bilhões de ienes (R$ 1 bilhão) para apoiar a saúde e outros setores do Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão também afirmou que o país vai trabalhar junto ao Brasil para liderar a reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Leia também
Eleições do Santos FC: pesquisa revela que Rodrigo Marino é o preferido entre os sócios-torcedores
SURUBA? Vídeo vazado de sexo entre prefeito e 2 mulheres causa polêmica na web
VÍDEO: Influenciadora é afastada de plataforma por causa de um reflexo; entenda o caso
Bruno Mars encanta fãs e reposta homenagem em crochê de admiradora brasileira
VIRALIZOU! Vídeo íntimo de pastor fazendo sexo com obreiro cai na rede
Justin Timberlake fecha acordo e se declara culpado por dirigir sob efeito de álcool
Tati Machado tem crise de choro ao falar sobre seu pai no "Saia Justa"
Andressa Urach e ator pornô assinam “contrato” para oficializar namoro
Bruno Mars encanta fãs e reposta homenagem em crochê de admiradora brasileira
Trump afirma que não pretende participar de um segundo debate contra Kamala