Diário de São Paulo
Siga-nos
Diplomacia

Lula é visto entre líderes do Vietnã e Comores em foto oficial do G7; veja

O encontro entre políticos aconteceu até domingo (21), em Hiroshima, no Japão

Reencontro de Lula (PT) com o presidente da França, Emmanuel Macron, no G7 - Imagem: reprodução/Facebook
Reencontro de Lula (PT) com o presidente da França, Emmanuel Macron, no G7 - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 20/05/2023, às 08h31


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi visto entre diversos líderes globais, como o presidente de Comores, Azali Assoumani, e o premiê do Vietnã, Pham Minh Chính, em uma foto oficial da cúpula do G7, que acontece até domingo (21), em Hiroshima, no Japão.

Na imagem, o chefe de estado está a uma pessoa de distância do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, anfitrião do evento.

Durante o encontro, Lula defendeu uma reforma das instituições globais para permitir que países emergentes tenham mais protagonismo em suas participações nas decisões.

Na cúpula, o político já se encontrou com Fumio Kishida, Kristalina Georgieva (diretora do FMI) e Emmanuel Macron (presidente da França). Às 8h (horário de Brasília), ele vai se reunir com Olaf Scholz, premiê alemão.

Trata-se da primeira participação do Brasil na cúpula do G7 desde 2009.

Na fileira superior, da esquerda para a direita, estão: Mathias Cormann (secretário-geral da OCDE), Kristalina Georgieva (diretora do FMI), Charles Michel (presidente do conselho da União Europeia), Olaf Scholz (Alemanha), Narendra Modi (Índia), Emmanuel Macron (França), Joe Biden (Estados Unidos), Justin Trudeau (Canadá), Anthony Albanese (Austrália), Ursula von der Leyen (presidente da comissão da União Europeia) e Fatih Birol (diretor da Agência Internacional de Energia).

Na fileira inferior, da esquerda para direita, estão: David Malpass (presidente do Banco Mundial), Antonio Guterres (secretário-geral da ONU), Giorgia Melonni (Itália), Mark Brown (Ilhas Cook), Yoon Suk-yeol (Coreia do Sul), Joko Widodo (Indonésia), Fumio Kishida (Japão), Azali Assoumani (Comores), Lula (Brasil), Pham Minh Chính (Vietnã), Rishi Sunak (Reino Unido) e Ngozi Okonjo-Iweala (diretora-geral da Organização Mundial do Comércio).

Compartilhe  

últimas notícias