O evento acontece em Hiroshima entre os dias 19 e 21 de maio

Vitória Tedeschi Publicado em 08/04/2023, às 11h35
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, formalizou na última quinta-feira (06), o convite para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participar da cúpula do G7 que será realizada entre os dias 19 e 21 de maio, em Hiroshima.
Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, os dois conversaram por telefone durante cerca de 25 minutos e oficializaram o convite do Brasil para o evento, que acontece pela primeira vez desde 2009.
O G7 é a abreviação de Grupo dos Sete, uma organização de líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
Os membros do G7 se reúnem anualmente em uma cúpula para discutir questões urgentes no cenário global e coordenar políticas. Neste ano, por exemplo, eles devem discutir temas como guerra na Ucrânia, segurança alimentar, a não proliferação de armas nucleares; economia global, mudanças climáticas e desenvolvimento global.
Vale citar que a Rússia, que já fez parte do grupo, foi suspensa indefinidamente do grupo, que na época era conhecido como G8, em 2014 depois que a maioria dos países membros se aliou contra a anexação da Crimeia.
Como citado acima, o Brasil não faz parte do G7. Portanto, se Lula aceitar participar da cúpula, irá como convidado, não como membro do grupo.
De todo momenot, segundo a Embaixada do Japão no Brasil, ao fazer o convite, Kishida disse estar "ansioso" para discutir com Lula diversos assuntos da comunidade internacional. O primeiro-ministro japonês avalia que Lula pode ter "papel ativo" na reunião do G7 por ter "muita experiência".
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo