Diário de São Paulo
Siga-nos
Relações Internacionais

Lula é convidado para participar da cúpula do G7; entenda o que é o grupo

O evento acontece em Hiroshima entre os dias 19 e 21 de maio

Lula é convidado para participar da cúpula do G7; entenda o que é o grupo - Imagem: reprodução Instagram / Ricardo Stuckert
Lula é convidado para participar da cúpula do G7; entenda o que é o grupo - Imagem: reprodução Instagram / Ricardo Stuckert

Vitória Tedeschi Publicado em 08/04/2023, às 11h35


O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, formalizou na última quinta-feira (06), o convite para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participar da cúpula do G7 que será realizada entre os dias 19 e 21 de maio, em Hiroshima.

Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, os dois conversaram por telefone durante cerca de 25 minutos e oficializaram o convite do Brasil para o evento, que acontece pela primeira vez desde 2009.

O que é o G7?

O G7 é a abreviação de Grupo dos Sete, uma organização de líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

Os membros do G7 se reúnem anualmente em uma cúpula para discutir questões urgentes no cenário global e coordenar políticas. Neste ano, por exemplo, eles devem discutir temas como guerra na Ucrânia, segurança alimentar, a não proliferação de armas nucleares; economia global, mudanças climáticas e desenvolvimento global.

Vale citar que a Rússia, que já fez parte do grupo, foi suspensa indefinidamente do grupo, que na época era conhecido como G8, em 2014 depois que a maioria dos países membros se aliou contra a anexação da Crimeia.

O Brasil faz parte do G7?

Como citado acima, o Brasil não faz parte do G7. Portanto, se Lula aceitar participar da cúpula, irá como convidado, não como membro do grupo.

De todo momenot, segundo a Embaixada do Japão no Brasil, ao fazer o convite, Kishida disse estar "ansioso" para discutir com Lula diversos assuntos da comunidade internacional. O primeiro-ministro japonês avalia que Lula pode ter "papel ativo" na reunião do G7 por ter "muita experiência".

Compartilhe  

últimas notícias