Diário de São Paulo
Siga-nos
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

MST faz protestos devido a falta de atenção do governo

O MST realizou protestos onde acusou o governo de não dedicar atenção às necessidades e prioridades da população sem-terra

O MST realizou protestos onde acusou o governo de não dedicar atenção às necessidades e prioridades da população sem-terra - Imagem: Reprodução/Site: mst.org.br
O MST realizou protestos onde acusou o governo de não dedicar atenção às necessidades e prioridades da população sem-terra - Imagem: Reprodução/Site: mst.org.br

Ana Rodrigues Publicado em 17/10/2023, às 07h54


Nesta segunda-feira (16), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realizou protestos onde acusou o governo Lula (PT) de não dedicar atenção às necessidades e prioridades da população sem-terra.

Segundo a Folha de São Paulo, em nota, o grupo apontou lentidão, falta de orçamento e incapacidade do governo Lula em articular um plano que seja coerente com a necessidade real da população sem terra, para que reflita diretamente tanto no aspecto econômico como no aspecto social em acampamentos e assentamentos. As manifestações aconteceram na segunda-feira por ser o Dia Mundial da Alimentação.

Em São Paulo, os atos foram em frente à superintendência do Incra (Instituto Nacional da Reforma Agrária) e à sede do Itesp, fundação vinculada à secretaria paulista de Agricultura. Já em Porto Alegre (RS), o MST realizou ações nas sedes do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Em Curitiba (PR), o protesto foi na sede da Conab.

Os protestos ocorreram também na Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Alagoas e Distrito Federal.

Ainda em nota, o movimento exigiu que o governo Lula e o Congresso Nacional implementem uma política de reforma agrária que leve em consideração a produção de alimentos saudáveis para toda a população, e também condições dignas de trabalho no campo, e que o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) realize a reforma agrária nas terras devolutas no estado de São Paulo.

João Paulo Rodrigues, membro da coordenação nacional do movimento disse que, a insatisfação com o governo Lula é grande, a administração federal não tem comprado produtos da agricultura familiar e ainda informou que teme que os protestos ganhem força.

Compartilhe  

últimas notícias