Diário de São Paulo
Siga-nos
Politíca

Ministério Público defende cassação de Sergio Moro; entenda

A manifestação foi feita durante uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná

Ministério Público defende cassação de Sergio Moro; entenda - Imagem: reprodução Instagram@sf_moro
Ministério Público defende cassação de Sergio Moro; entenda - Imagem: reprodução Instagram@sf_moro

Lillia Soares Publicado em 01/04/2024, às 19h35


Nesta segunda-feira (1º), o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a cassação do mandato do senador Sergio Moro, do partido União-PR. A manifestação foi feita durante uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, onde estão sendo julgados dois processos nos quais o PT e o PL acusam Moro de ter utilizado recursos de forma irregular durante o período de pré-campanha em 2022. O procurador Marcelo Godoy foi quem fez essa recomendação em nome do MPE durante a sessão.

Em 2021, conforme informa o portal Agência Brasil, Sergio Moro estava filiado ao partido Podemos e realizou atividades que indicavam uma possível candidatura à Presidência da República. Segundo a acusação, essas atividades teriam dado uma vantagem injusta aos outros concorrentes ao cargo de senador, devido aos grandes gastos financeiros feitos antes de Moro deixar o Podemos e decidir concorrer ao Senado pelo partido União.

Durante sua argumentação, o procurador reafirmou seu apoio à cassação, expresso em um parecer divulgado em dezembro do ano anterior, e mencionou que parte dos gastos realizados beneficiaram pessoalmente Sergio Moro.

A procuradoria manifesta-se pela procedência parcial dos pedidos para que se reconheça a prática do abuso de poder econômico, com a consequente cassação da chapa eleita e a decretação da inelegibilidade do titular [ Moro] e do primeiro-suplente [Luiz Felipe Cunha]”, afirmou.

O julgamento continua com o relator, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, preparando-se para dar seu voto. Após isso, mais seis juízes terão a oportunidade de votar. Se não for concluído hoje, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) agendou mais duas sessões nos dias 3 e 8 de abril para finalizar o processo.

Compartilhe  

últimas notícias