Diário de São Paulo
Siga-nos

Maraue Carneiro: Olá, brasileiros e brasileiras.

Durante uma crise econômica agravada por uma pandemia que talvez esteja atravessando, de fato, o seu pico, não podemos fechar nossos olhos para algumas

Maraue Carneiro: Olá, brasileiros e brasileiras.
Maraue Carneiro: Olá, brasileiros e brasileiras.

Redação Publicado em 15/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h51


Olá, brasileiros e brasileiras.

Durante uma crise econômica agravada por uma pandemia que talvez esteja atravessando, de fato, o seu pico, não podemos fechar nossos olhos para algumas situações que ocorrem em Brasília. É inevitável não voltar em um assunto difícil e extremamente maçante chamado Reforma política Brasileira. E que, por sinal, desde a Constituição de 1988 não tivemos a ampla reforma política que o Brasil tanto necessita.

Vocês podem pensar: “ah, Maraue, mas isso é demagogia! A reforma política jamais vai acontecer.” Não é! Por isso, vou levantar algumas questões com vocês partindo do princípio que nossos impostos merecem uma boa administração e atenção.

Vamos começar pelo fundo eleitoral. O Fundo eleitoral nada mais é que o seu dinheiro sendo utilizado, sem sua autorização, para financiar campanhas políticas. Você considera justo?

Já parou para analisar se deve ser obrigado a votar? Você acha válido que cargos do poder executivo como: prefeitos e governadores sejam reeleitos? Aliás, senhores senadores, 8 anos de mandato… Não é muito não?

Quem nunca se perguntou: acreditar em pessoas ou em partidos?

Tudo isso sem contar os auxílios paletó, moradia etc…

Agora, saindo um pouco do caminho da crítica e seguimos para o caminho construtivo das sugestões.

Sabemos que muitos políticos “tradicionais” possuem grande repulsão pela ideia de reforma política. Mas, o que precisamos é aumentar o número de representantes corajosos para lutar em Brasília e pautar ações fundamentais. Seguindo meu ponto de vista, seriam elas:

– Fim do foro privilegiado;

– Voto distrital misto;

– Fim do fundo partidário e fundo eleitoral.

Apenas assim conseguiremos, de fato, iniciar um processo real e verdadeiro de melhora na qualidade da política brasileira.

A sociedade e os eleitores também precisam colaborar para que bons políticos possam ter sucesso.

Sigo convicto de que esse é o caminho inevitável para o avanço da democracia Brasileira.

Vale ressaltar que se faz necessário também um sistema eleitoral moderno. Precisamos pensar num modo de votar e ser votado.

A reforma política brasileira é o início de uma boa e eficiente administração pública para o nosso Brasil.

Exerça a sua cidadania.

Maraue Carneiro, 36 anos

(sócio – fundador da www.kaxola.com)

Compartilhe  

Tags