Diário de São Paulo
Siga-nos
DITADURA?

Mais da metade dos brasileiros teme que o país se torne comunista, aponta pesquisa

Cerca de 29% dos entrevistados se autodenominam "petistas raiz" e, por outro lado, 25% dos participantes se declaram bolsonaristas

Manifestação. - Imagem: Reprodução | Eduardo Frazão/Exame
Manifestação. - Imagem: Reprodução | Eduardo Frazão/Exame

Marina Roveda Publicado em 02/07/2023, às 15h36


Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolhano último sábado (1º) trouxe insights sobre temas recorrentes na política brasileira nos últimos anos, revelando percepções e opiniões divergentes entre os entrevistados.

Um dos destaques da pesquisa foi o receio de que o Brasilpossa se tornar um país comunista, apontado por 52% dos brasileiros. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), esse percentual aumenta para expressivos 73%, refletindo o discurso frequente durante a campanha presidencial de 2022 contra o então candidato e atual presidente, Luiz Inácio Lulada Silva (PT), eleito com 50,9% dos votos.

Outro tema abordado foi a ditadura militar, que ainda gera controvérsias. Dos entrevistados, 47% afirmaram que não houve benefícios para o país durante o regime militar, enquanto 36% acreditam que a ditadura trouxe aspectos positivos. Essa divergência de opiniões mostra a complexidade das interpretações sobre esse período histórico.

A pesquisa também evidenciou a polarização política no país, com 29% dos entrevistados se autodenominando "petistas raiz", demonstrando um alinhamento com o Partido dos Trabalhadores (PT), e 25% se declarando bolsonaristas, expressando apoio ao governo do presidente Bolsonaro.

Quando questionados sobre o legado dos governos do PT (2003 a 2016) e do governo Bolsonaro (2019 a 2022), 33% dos participantes afirmaram que enxergam aspectos positivos em ambos os períodos, revelando uma visão mais equilibrada e não tão polarizada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de junho, abrangendo 2.010 pessoas com mais de 16 anos em 112 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, tornando os resultados representativos da população brasileira.

Esses dados demonstram a diversidade de percepções políticas existentes no país e a importância de compreender as diferentes visões para uma análise mais abrangente e contextualizada da realidade brasileira.

Compartilhe  

últimas notícias