Diário de São Paulo
Siga-nos

Lula sobre Putin: “Não podemos deixar que ele se aproprie do terreno invadido na Ucrânia!”

O Chefe de Estado reiterou sua posição de que uma coalizão de países deve liderar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Vladimir Putin e Lula. - Imagem: Reprodução | O Globo
Vladimir Putin e Lula. - Imagem: Reprodução | O Globo

Marina Roveda Publicado em 07/04/2023, às 11h25


Durante café com jornalistas no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou a importância de uma negociação entre países para encerrar o conflito na Ucrânia. Ele destacou que a Rússia "não pode ficar" com o território invadido e ressaltou a necessidade de manter a integridade territorial dos países envolvidos.

Lulaacredita que é possível reunir países, como China, Estados Unidos, Brasil, Índia e Indonésia, para intermediar o fim do conflito. "Não é necessário ter guerra. Ah, o que é que o Putin quer? O Putin não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez nem se discuta a Crimeia, mas o que ele invadiu de novo vai ter que repensar", afirmou o presidente.

Ele também destacou que é importante considerar os interesses do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e que a Otan não deve se instalar na fronteira. Lula planeja discutir o tema com o presidente da China, Xi Jinping, na próxima semana, em Pequim.

Compartilhe  

últimas notícias