Diário de São Paulo
Siga-nos
ENCONTRO INTERNACIONAL

Lula se reúne com Presidente Maduro e secretário-geral da ONU; confira agenda completa

Nesta sexta-feira (1º), o presidente Lula (PT) tem diversos encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades

Nesta sexta-feira (1º), o presidente Lula (PT) tem diversos encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades - Imagem: Reprodução/Instagram @lulaoficial
Nesta sexta-feira (1º), o presidente Lula (PT) tem diversos encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades - Imagem: Reprodução/Instagram @lulaoficial

Ana Rodrigues Publicado em 01/03/2024, às 07h59


Nesta sexta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem diversos encontros bilaterais com chefes de Estado e autoridades, incluindo Nicolás Maduro e Gustavo Petro, presidentes de Venezuela e Colômbia.

De acordo com o CNN, a agenda internacional acontece na cidade de Kingstown, São Vicente e Granadinas. O primeiro compromisso do presidente será a 8ª cúpula de chefes de Estado e governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Logo após, ele deve discutir a situação na Faixa de Gaza com Gustavo Petro, o ministro e a secretária de Relações Exteriores do Chile e do México, respectivamente.

Lula é envolvido em uma polêmica em relação ao conflito em Gaza, sendo criticado por comparar a operação militar israelense com o Holocausto e, depois, reiterar que está acontecendo um genocídio no território palestino.

Durante a conversa com Nicolás Maduro, o presidente brasileiro deve abordar a importância de se fixar uma data para as eleições presidenciais na Venezuela ainda este ano, conforme foi estabelecido pelo Acordo de Barbados, conforme revelaram Débora Bergamasco e Daniel Rittner.

Porém, ele não deve citar episódios que preocuparam a comunidade internacional na Venezuela, como a prisão de um ativista e a expulsão de funcionários do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos do país.

Confira a agenda de Lula nesta sexta-feira (1º):

  • 10h - Cerimônia de Abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac);
  • 11h - Foto oficial da 8ª Cúpula da Celac;
  • 11h20 - Sessão Plenária da 8ª Cúpula da Celac;
  • 12h30 - Reunião sobre a Situação em Gaza com Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, Ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren, e Secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena;
  • 14h30 - Reunião bilateral com o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro;
  • 15h30 - Reunião bilateral com o Presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce;
  • 16h30 - Reunião com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres;
  • 17h - Cerimônia de Assinatura de Acordo de Serviços Aéreos entre Brasil e Antígua e Barbuda;
  • 17h30 - Audiência com a Secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena;
  • 18h - Adoção das Declarações da 8ª Cúpula da Celac;
  • 18h15 - Cerimônia de transferência simbólica da Presidência Pro Tempore da Celac para Honduras;
  • 19h20 - Partida para Brasília.
Compartilhe  

últimas notícias