Diário de São Paulo
Siga-nos
Guiana

Nicolás Maduro anuncia referendo para anexar parte da Guiana à Venezuela

Área abrange cerca de 160 mil quilômetros quadrados, representando 74% do território da Guiana

Nicolás Maduro. - Imagem: Divulgação / Palácio de Miraflores
Nicolás Maduro. - Imagem: Divulgação / Palácio de Miraflores

Marina Roveda Publicado em 13/11/2023, às 07h51


O presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou, por meio do seu perfil no X (antigo Twitter), na sexta-feira (10) a realização de um referendo para anexar a região de Essequibo à Venezuela. Essa área, que pertence à Guiana, tem sido objeto de disputa entre os dois países por mais de 100 anos e abrange cerca de 160 mil quilômetros quadrados, representando aproximadamente 74% do território da Guiana.

"Defendamos nossa pátria debatendo, chegando a consenso e lutando por Essequibo com o povo e todas as forças políticas para que a verdade da Venezuela triunfe. No dia 3 de dezembro, vamos votar cinco vezes sim", declarou Maduro em sua publicação, indicando a data do referendo.

A região de Essequibo é conhecida por ser rica em recursos naturais, incluindo reservas significativas de petróleo. A decisão de Maduro de realizar o referendo foi recebida com preocupação, gerando tensões na região. O governo da Guiana emitiu um comunicado no sábado (11) classificando o referendo como um crime internacional.

No comunicado, as autoridades da Guiana afirmaram que a Venezuela está tentando enfraquecer a integridade territorial do país vizinho. Ressaltaram ainda que consideram o referendo ilegal, nulo e sem efeito jurídico internacional.

Compartilhe  

últimas notícias