Diário de São Paulo
Siga-nos
Gestão!

Lula retoma programa de qualificação e atendimento à saúde em regiões carentes e remotas

A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa

Lula (PT) em entrevista coletiva no Palácio do Planalto (DF) - Imagem: reprodução/Facebook
Lula (PT) em entrevista coletiva no Palácio do Planalto (DF) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 15/03/2023, às 17h37


O governo federal anunciou na terça-feira (14) a retomada de um programa de qualificação e de atendimento à saúde em regiões mais distantes do país, considerado uma das prioridades do presidente Lula (PT).

A iniciativa foi apresentada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, após reunião do presidente com ministros da área social no Palácio do Planalto.

“O programa será ampliado, incluindo inclusive a formação de especialidades na atenção básica. Vamos elevar a oferta de serviços não apenas de forma quantitativa, mas qualitativa, capacitando ainda mais a assistência básica em nosso país”, disse Rui Costa.

O ministro também explicou o nome do programa que vai substituir o “Mais Médicos” ainda será definido. No momento, os esforços estarão concentrados na garantia da presença de profissionais de saúde nas regiões mais distantes do país e a novidade será a introdução de qualificação de especialistas e de complemento da formação básica.

Ele acrescentou também que o programa vai trazer ainda incentivos para profissionais recém-formados.

Em relação às parcerias com municípios, o ministro citou que serão reavaliados serviços e ações que não tiveram sequência por algum tipo de desarticulação das políticas públicas.

"Há serviços criados pelos municípios, unidades de saúde, unidades odontológicas, que o ministério deixou de cadastrar há anos e, portanto, esses serviços ou estão sendo realizados sem participação federal, como prevê a lei, ou o posto ficou pronto, equipado, mas está sem funcionar porque não tem financiamento federal", disse o ministro.

Já na área da educação, haverá a expansão de escolas em tempo integral e um programa específico para alfabetização na idade certa. Rui Costa disse que haverá um cronograma de anúncios, entre o fim de março e o mês de abril, de novos decretos e Medidas Provisórias para a viabilização de ações nos ministérios da Saúde e Educação.

Compartilhe  

últimas notícias