Diário de São Paulo
Siga-nos
Religião

Lula afirma ser católico e divulga carta com compromisso religioso

O documento foi divulgado na última quarta-feira (12), em comemoração ao dia da Nossa Senhora Aparecida

Foi divulgada uma carta assinada pelo ex-presidente afirmando seu compromisso de liberdade religiosa no Brasil - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Foi divulgada uma carta assinada pelo ex-presidente afirmando seu compromisso de liberdade religiosa no Brasil - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 13/10/2022, às 18h18


Na última quarta-feira (12), Dia da Nossa Senhora Aparecida, Integrantes da Coordenação da Campanha do candidato a Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgaram uma carta assinada pelo ex-presidente afirmando seu compromisso de liberdade religiosa no Brasil.

O documento, cujo o título é 'Religião: Um Direito Sagrado e Fundamental', é uma ação de combate à fake news que circulam nas redes sociais envolvendo assuntos religiosos e o ex-presidente.

Em resumo, as escritas afirmam que todas as religiões e templos serão respeitados em um possível governo de Lula. A assessoria da campanha informou ao blog do G1 que uma carta mais ampla será divulgada.

Acrescentou ainda que, o texto circulado na quarta-feira (12) em diante, é importante para marcar a data, principal feriado católico do Brasil.

''Nossa Constituição garante que todos/as os/as brasileiros/as e estrangeiros/as que moram no Brasil são livres para escolher sua religião, praticar e professar sua crença e fé, seja num ambiente doméstico ou em lugar público. Em nosso governo, não será diferente. Todas as religiões e templos religiosos serão respeitados e tratados com dignidade, como já fizemos em nossos governos anteriores'', profere o recado.

Carta na íntegra:

Religião: um direito sagrado e fundamental

Neste dia 12 de outubro de 2022, em que celebramos o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, quero me dirigir ao povo brasileiro para afirmar que a religião é um direito sagrado e fundamental e que deve ser respeitado por todas e todos nós.

Todas as religiões exercem um papel essencial na formação do ser humano. Portando, as igrejas são instituições de fundamental importância na constituição de uma sociedade e precisam ser valorizadas, pois além de serem espaços sagrados e relação com Deus, ajudam a promover a paz, a justiça e a fraternidade.

Desde a primeira Constituição Brasileira de 1824, temos assegurado o direito à liberdade religiosa no Brasil. Esse direito se tornou pleno com a Constituição Federal de 1988, que em seu Artigo 5º inciso VI estabelece:

‘’É inviolável a liberdade de consciência e crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as duas liturgias.’’

Portanto, nossa Constituição garante que todos/as os/as brasileiros/as e estrangeiros/as que moram no Brasil são livres para escolher sua religião, praticar e professar sua crença e fé, seja num ambiente doméstico ou em um lugar público. Em nosso governo não será diferente. Todas as religiões e templos religiosos serão tratados com dignidade, como já fizemos em nossos governos anteriores.

Na condição de Católico que sou, neste dia tão especial para o Brasil, quero pedir, por intercessão de Nossa Senhora de Aparecida, que Deus nos abençoe, para que possamos construir uma nação democrática justa, independente e soberana, onde todos e todas ‘'tenham vida e vida em abundância’’ (Jo 10:10).

12 de outubro de 2022

Luiz Inácio Lula da Silva".

Compartilhe  

últimas notícias