Diário de São Paulo
Siga-nos

Lira se reúne com a bancada da Bahia e diz que deputados querem desburocratizar envio de recursos a áreas atingidas pelas chuvas

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu no fim da manhã desta terça-feira (28) com deputados da bancada da Bahia para tratar de medidas para

Lira se reúne com a bancada da Bahia e diz que deputados querem desburocratizar envio de recursos a áreas atingidas pelas chuvas
Lira se reúne com a bancada da Bahia e diz que deputados querem desburocratizar envio de recursos a áreas atingidas pelas chuvas

Redação Publicado em 28/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h50


Fortes chuvas dos últimos dias causaram estragos em centenas de cidades do estado. Lira disse que Congresso e governo vão atuar no que for preciso para reconstruir áreas afetadas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu no fim da manhã desta terça-feira (28) com deputados da bancada da Bahia para tratar de medidas para ajudar áreas do estado atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Lira disse que os deputados pediram desburocratização no envio de recursos federais às regiões afetadas.

“Um pleito da bancada da Bahia, muito unida como sempre, é de que isso [envio de verba federal] seja desburocratizado, para que isso chegue o mais rápido possível, para que o estado da Bahia tenha sua vida de retorno à normalidade da maneira mais urgente possível”, afirmou Lira após o encontro na residência oficial da Câmara.

“Então, todas as medidas legislativas, a Câmara dos Deputados, junto com a bancada da Bahia, junto com os outros parlamentares, com o povo brasileiro, governo federal, estão solícitos a fazer qualquer mudança legislativa que minimize a burocracia brasileira. Então, num momento desse de catástrofe, os recursos têm que chegar de maneira mais rápida”, completou Lira.

Chuvas na Bahia: Barragens do estado estão em sinal de alerta

Chuvas na Bahia: Barragens do estado estão em sinal de alerta

O governo federal disponibilizou cerca de 19 milhões, para ações iniciais de resposta aos desastres naturais e assistência humanitária. Além disso, outros recursos também deverão ser liberados para a recuperação de áreas afetadas e a reconstrução do que foi danificado.

A Bahia contabiliza mais de 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e divulgados na tarde pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência. Pelo menos 20 pessoas morreram.

Lira lembrou que três ministros do governo visitaram as áreas atingidas nesta terça: Marcelo Queiroga (Saúde), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Lira também disse que o governo federal e a Câmara tomarão as providências necessárias para auxiliar a recuperação da Bahia.

“Toda assistência tem sido dada, mas vem a parte, que é a parte mais grossa, que é da reconstrução do estado e da vida das pessoas que terão todo o apoio legislativo da Câmara dos Deputados”, completou o presidente da Câmara.

Fundo

Lira também defendeu a criação de um fundo para acelerar o envio de verbas federais em casos de catástrofes, como a da Bahia.

“Estamos aqui analisando que tipo de medidas a gente pode fazer para propor ao Brasil que tenhamos um fundo específico, que consta no orçamento muitas vezes, e a primeira coisa que sai, porque muita gente não tem a realidade de quando vai acontecer uma catástrofe”, defendeu Lira.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias