Diário de São Paulo
Siga-nos
Diplomacia

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un se manifesta em relação à vitória de Lula nas eleições

Outros líderes globais emitiram mensagens ao petista após seu êxito no 2º turno

Kim Jong-un comanda a Coreia do Norte com 'mãos de ferro' desde 2011 - Imagem: reprodução/Facebook
Kim Jong-un comanda a Coreia do Norte com 'mãos de ferro' desde 2011 - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 03/11/2022, às 13h16


O líder norte-coreano, Kim Jong-un, emitiu recentemente uma declaração na qual parabenizou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela vitória na disputa pelo executivo. No último domingo (30), o petista derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

A mensagem foi divulgada em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte.

"Felicito-o pela sua eleição como Presidente da República Federativa do Brasil", começou o ditador norte-coreano.

"Desejo-lhe boa sorte em sua nova função, expressando confiança de que o relacionamento amigável e cooperativo entre nossos dois países será aprimorado e fortalecido de acordo com as necessidades dos tempos", acrescentou à nota.

Lula foi eleito com 50,90% (60.345.999 votos), ante 49,10% (58.206.354 votos) de Bolsonaro. Em termos de números, o petista teve a maior votação da história. O recorde anterior era dele mesmo, em 2006, com 58,2 milhões de votos.

Reconhecimentos ao redor do mundo

Em menos de 24 horas após o fim da apuração das urnas, Lula recebeu mensagens de diversos líderes estrangeiros, reconhecendo sua vitória nas eleições de 2022.

Na última segunda-feira (31), ele teve seu primeiro encontro como presidente eleito do Brasil com um chefe de Estado estrangeiro. Nesse caso, a reunião contou com a presença de Alberto Fernández, presidente da Argentina.

"Todo meu amor, minha admiração e meu respeito, querido companheiro", escreveu o argentino em uma publicação nas redes sociais. O post é acompanhado de um vídeo do momento em que os dois se encontraram. Fernández e Lula se abraçam, e o argentino diz ao brasileiro: "Presidente! Que alegria vê-lo!".

Fernández foi um dos primeiros chefes de Estado a cumprimentar Lula pelo resultado das eleições mesmo virtualmente.

"Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo. Por aqui, você tem um companheiro com quem trabalhar e sonhar alto com a vida dos nossos povos", publicou o presidente argentino no Twitter.

De acordo com o assessores da campanha do petista, outras lideranças estrangeiras ligaram para o presidente eleito, como Olaf Scholz, da Alemanha; o presidente francês, Emmanuel Macron; António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal; Miguel Díaz-Canel, de Cuba; Joe Biden, dos Estados Unidos; e António Guterres, secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também declarou que chegou a conversar com Lula para parabenizá-lo pelo êxito nas eleições.

"Acabo de falar ao telefone com o novo presidente do Brasil, Lula. Mandei meus parabéns, desejando-lhe sorte na sua nova etapa no governo e vontade de trabalhar em conjunto na luta contra a pobreza, a fome e as mudanças climáticas".

Compartilhe  

últimas notícias